A AHRESP e a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIMVDL) entregaram esta segunda-feira, no Teatro Viriato, em Viseu, os diplomas aos restaurantes distinguidos pelos programas e “Seleção Gastronomia e Vinhos” (SGV) e “Best Wine Selection” (BWS).
Na cerimónia estiveram presentes Fernando Ruas, presidente da CIMVDL, Carlos Moura, presidente da AHRESP, Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Susana Leitão, do Departamento de Inovação e Qualidade da AHRESP, e Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal.
O Programa “Seleção Gastronomia e Vinhos”, promovido pela AHRESP em parceria com o Turismo de Portugal, reconheceu 28 restaurantes da região de Viseu Dão Lafões onde a gastronomia regional é tratada de forma exemplar, no domínio gastronómico, técnico e de serviço, cumprindo todos os quesitos que enquadram esta iniciativa.
Na mesma cerimónia, o Programa “Best Wine Selection” distinguiu 20 restaurantes que se destacaram ao nível da seleção e oferta de Vinhos do Dão e do serviço prestado aos clientes. O território de Viseu Dão Lafões foi o primeiro do país a acolher este projeto da AHRESP, que resultou de uma parceria com a CIM Viseu Dão Lafões e a ViniPortugal.
Aos estabelecimentos distinguidos, foram entregues os respetivos diplomas, a colocar no interior dos estabelecimentos, e serão entregues as placas de divulgação, a ser colocadas no exterior em local visível. Os restaurantes reconhecidos em ambos os programas foram alvo de rigorosas avaliações.
Carlos Moura, presidente da AHRESP, traçou o percurso do SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos, uma marca que tem os seus primórdios nas vésperas do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, que se realizou em Portugal, em que a preocupação se centrava em garantir que os restaurantes cumpriam as regras de higiene e segurança alimentar. Hoje, o SGV (ver mais informações em baixo) é um programa com muita maturidade, implementado no território nacional, tendo agora uma segunda etapa para os estabelecimentos aderentes: o Programa Best Wine Selection, que se estreia nos estabelecimentos abrangidos pela CIM Viseu Dão Lafões.
Para alcançar este reconhecimento no âmbito destes dois programas da AHRESP, Carlos Moura sublinhou “o esforço de todos os empresários, gestores e profissionais envolvidos neste processo. Porque investir nesta área é um labor permanente de dedicação exclusiva: é preciso paixão para abraçar esta atividade tão relevante na economia nacional”. Por isso, acrescenta, “afirmo que a AHRESP não desarma no que é nuclear para o turismo: oferta de qualidade no alojamento, segurança e a gastronomia e os vinhos, sempre sinalizados por quem nos visita. E a gastronomia é Rainha em Portugal e, até à data, não tem sido considerada como tal. Por isso, já abordámos o atual Governo para a importância de termos uma academia que estude, capacite e analise cientificamente a real importância da gastronomia em Portugal, à semelhança de outros países que já o fizeram. A gastronomia é um fator distintivo e competitivo na nossa economia.”
Sobre a importância destas distinções da AHRESP, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, referiu que “a gastronomia e o enoturismo são dois produtos turísticos muito importantes para a região Centro de Portugal. Cada vez mais visitantes, nacionais e estrangeiros, escolhem este destino pela possibilidade de aqui poderem usufruir de experiências sensoriais diversificadas. A gastronomia e os vinhos têm a capacidade de proporcionar essas experiências, que permanecem na memória por muito tempo e motivam os visitantes a regressar. É com muita satisfação que a Turismo do Centro se associa a esta iniciativa, que premeia o esforço dos restaurantes de Viseu Dão Lafões em garantir aos visitantes os melhores produtos e um serviço de qualidade irrepreensível”.
Sobre o Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos | SAIBA MAIS AQUI
O Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos, promovido pela AHRESP, em parceria com o Turismo de Portugal, surge da vontade em afirmar o património gastronómico português como produto turístico, convertendo-o num elemento diferenciador da oferta turística e transformando-o num verdadeiro produto estratégico e competitivo.
A sua implementação constitui um instrumento determinante na orientação e defesa das expetativas dos consumidores.
Na perspetiva do cliente, este Programa promove uma Rede de restaurantes que garante a sua satisfação, através da adoção do receituário tradicional português, da utilização preferencial de produtos portugueses/regionais, da execução de boas práticas e da oferta de uma qualidade de serviço irrepreensível.
Na perspetiva das empresas aderentes, o Programa incute um conjunto de ações ao nível da melhoria de processos, valorização dos serviços e qualificação e valorização dos seus recursos. Se ainda não faz parte desta rede de restaurante,
Se tem um restaurante que serve gastronomia portuguesa, cuja confeção é efetuada no próprio local e que apresenta serviço à mesa e quer fazer parte desta Rede, formalize já, sem qualquer custo, a sua adesão no site do SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos e junte-se ao universo de estabelecimentos que já foi reconhecido pelo Programa.
Sobre o Programa Best Wine Selection | SAIBA MAIS AQUI
O Programa BEST WINE SELECTION surge da vontade em afirmar o vinho português como Produto Turístico, convertendo-o num elemento diferenciador da oferta turística, transformando-o num verdadeiro produto estratégico e competitivo.
Dada a grande relevância que o setor da restauração assume, e tendo em consideração o desejo de incrementar a procura turística nas várias regiões, é da maior importância requalificar a oferta existente, a partir de um referencial de qualidade para o setor.
A implementação do Programa BEST WINE SELECTION surge na sequência da implementação do Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos e constitui um instrumento determinante na orientação e defesa das expetativas dos consumidores, nomeadamente de todos os turistas e excursionistas que nos visitam, mas também suporta a promoção dos próprios estabelecimentos, ao representar um indicador público, independente, de que os referidos estabelecimentos reúnem condições especiais que os distinguem no conjunto do setor.
A integração dos melhores estabelecimentos de restauração das várias regiões neste Programa será um forte incentivo aos restantes estabelecimentos para que estes promovam uma oferta baseada na melhoria contínua dos seus serviços.