AHRESP promove reunião com municípios do Pinhal Interior para desenhar estratégias de dinamização do território

Ago 1, 2024

A AHRESP reuniu no Convento da Sertã Hotel com distintas entidades, incluindo cinco municípios da região, tendo em vista a dinamização económica do território do "Pinhal Interior". O encontro decorreu no dia 26 de julho, à margem do evento "Dia da Gastronomia - Património Cultural", realizado este ano na Sertã

No Convento da Sertã Hotel estiveram reunidos Carlos Abade (Presidente do Turismo de Portugal), Lídia Monteiro (Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal), Carlos Moura (Presidente da AHRESP), Elsa Marçal e Jorge Loureiro (Vice-presidentes da AHRESP), Ana Jacinto (Secretária-geral da AHRESP) e os presidentes dos municípios António Henriques Antunes (Castanheira de Pera), Jorge Abreu (Figueiró dos Vinhos), Carlos Miranda (Sertã), e os vice-presidentes João Manso (Proença-a-Nova) e Paulo César (Vila de Rei)

Considerando as novas tendências de procura em territórios de baixa densidade e o desafio em aumentar a sua atratividade turística, a AHRESP detetou a necessidade de encontrar soluções para a promoção da região. Neste contexto, promoveu a 26 de julho um encontro na Sertã, que sentou à mesa presidentes e vice-presidentes de cinco municípios do Pinhal Interior, o presidente e vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Carlos Abade e Lídia Monteiro. Em representação da AHRESP estiveram o presidente, Carlos Moura, os vice-presidentes Elsa Marçal e Jorge Loureiro, e a secretária-geral, Ana Jacinto.

Combater a sazonalidade que atinge os oito meses de época baixa (não existe à data época intermédia), aumentar a visibilidade do território, criar valor e ganhar escala através de parcerias e estratégias regionais, foram algumas dos temas em agenda.

No encontro foi discutido o modelo a adotar para posicionar melhor o território no mercado turístico e em que bases deve assentar a sua promoção e comunicação, o eixo IC8 enquanto principal porta de entrada do mercado espanhol, e a tipologia de investimento que deverá ocorrer para alavancar a região e projetos.

As propostas foram recebidas com entusiasmo pelos municípios, tendo sido unânime a necessidade de intensificar o trabalho em rede para o sucesso das estratégias que venham a ser adotadas para a dinamização do território do Pinhal Interior.

PUB

Mais Artigos