Os TheFork Awards são uma iniciativa gastronómica que pretende celebrar os restaurantes e os talentos emergentes da gastronomia nacional, à semelhança das edições que acontecem regularmente em países como Itália, França e Espanha. O Convento do Beato, em Lisboa, foi o palco escolhido para a realização da primeira gala TheFork Awards Portugal, que aconteceu a 18 de novembro.
Um painel composto por 55 especialistas, que incluiu vários Chefs como Vítor Sobral, Rui Paula, Henrique Sá Pessoa, Kiko Martins, Justa Nobre e Marlene Vieira, decidiu quem seriam os 31 restaurantes finalistas, valorizando a representatividade do território. As escolhas tiveram por base duas premissas essenciais: serem projetos recentes e a inovação que essas cozinhas introduziram no setor.
O ÀCosta, de Olivier da Costa, em Lisboa, foi o grande vencedor da noite mas, dos restaurantes nomeados, saíram outros nove eleitos por votação do público: a Petiscaria da Esquina, em Lisboa; o Nem Carne Nem Peixe, do Porto; o Taberna Sal Grosso, em Évora; o Oculto, em Vila do Conde; o Áurea, em Lisboa; o Rural 150, em Valada do Ribatejo; o Touta, em Lisboa; o Pata Gorda, no Porto; e o Canalha, em Lisboa.
Foram ainda premiados mais quatro restaurantes, enquadrados nas seguintes categorias especiais:
Cozinha Sustentável – Com foco nas práticas ambientalmente sustentáveis e na responsabilidade, este prémio foi entregue pela secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, ao Ciclo, em Lisboa.
Mundo Rural – Patrocinado pelo Recheio, foi entregue ao Lura, em Baião. O prémio distingue projetos localizados fora dos grandes centros urbanos que, através da sua atividade, dinamizem a economia local.
Cozinha Contemporânea – O Ryoshi, em Lisboa, foi distinguido pela modernidade, inovação e criatividade na cozinha, com o patrocínio da Sogrape.
Media Choice – Escolhido pelos jornalistas Cláudia Lima Carvalho (Timeout), Edgardo Pacheco (Público) e Ricardo Dias Felner, o prémio foi para o restaurante Bar Alimentar, em Lisboa.
O Prémio Carreira foi atribuído a Maria Alice Marto, do restaurante Tia Alice, em Fátima, que se destacou por ser a primeira mulher a receber uma estrela Michelin.