O que aconteceu em 2024 e o que esperar em 2025
Qual o balanço de 2024?
No decorrer deste ano, a aceleradora Porto-Baixa, dinamizou, no âmbito do projeto Acelerar o Norte, três eventos de sensibilização (Roadshow para a digitalização do Norte) e um ciclo de nove ações de capacitação gratuitas, que contou com mais de 400 empresários.
Eventos estes que trouxeram à mesa de conversação, a aplicação das tecnologias em ambiente empresarial no setor da restauração e os benefícios diretos ou indiretos das mesmas no sucesso e faturação da empresa.
“Tornar uma empresa mais digital não pode ser visto com um custo, mas como um investimento a longo prazo.” – defendeu Nicole Santos, gestora do grupo Cascata. (Roadshow para a Digitalização do Norte – 26 novembro – Vila Nova de Gaia)
O maior desafio que a aceleradora Porto-Baixa encontra no seu quotidiano é abordagem das PME, nomeadamente da restauração, que muitas vezes vê a transição digital como um esforço sem retorno ou “descredibilizado”. Quando na realidade, o eventual esforço reside na mudança da sua visão ao invés da aplicação prática de novas ferramentas.
“(A empresa) ultrapassa esse ponto de negócio local, ela passa a ser um negócio global” – considera Humberto Araújo, Gestor de Transição Digital da aceleradora Porto-Baixa (Roadshow para a Digitalização do Norte – 21 outubro – Maia)
O que muitas vezes não é percecionado é que a digitalização permite a qualquer dimensão de negócio estar no mesmo “campo de batalha”. E essa presença, quer no mundo da divulgação em internet, quer na capacidade de os empresários trabalharem com números, factos e análise através de soluções digitais, está a um alcance proporcional de todo o tecido empresarial.
Atualmente, a equipa Porto-Baixa conta com 3 técnicos especializados em Transição e Consultoria Digitais que já intervencionaram centenas de empresas através da sua capacidade de avaliação de maturidade digital e identificação das soluções tecnológicas apropriadas a cada empresa.
Acelerar o Norte 2025
O projeto continuará em ação até setembro de 2025, com o regresso de uma agenda de roadshows e workshops a partir de 15 de janeiro.
O projeto Acelerar o Norte encontra-se em pleno vapor na atribuição de vouchers até 2.000€ em Catálogo de Serviços de Transição Digital, com soluções que vão desde o marketing digital, à cibersegurança, à gestão financeira, documental e de clientes, entre outros.
“E, hoje em dia, há tudo para fazer melhor, com mais rapidez, com mais agilidade, com mais rigor e com isso, dispensar o empresário para aquilo que é fundamental.” – Carlos Moura, Presidente da AHRESP (1º Roadshow para a Digitalização do Norte – 14 março – Braga)
E é também sob este valor que as Aceleradoras de Comércio Digital atuam, intervencionando os milhares de empresas que já aderiram ao projeto Acelerar o Norte e que já evidenciam a implementação de ferramentas digitais no seu quotidiano através do Catálogo de Serviços de Transição Digital.
Saiba mais em:
www.aceleraronorte.pt
recuperarportugal.gov.pt
https://ahresp.com/2024/07/acelerar-o-norte/
Acelerar o Norte é uma iniciativa financiada pela União Europeia através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGenerationEU, no âmbito da medida Aceleradoras de Comércio Digital.