A campanha foi apresentada no Centro Cultural de Belém, numa cerimónia que contou com a presença de figuras de relevo do Turismo, como o presidente da CTP, Francisco Calheiros, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
Francisco Calheiros iniciou a cerimónia destacando o contributo significativo do turismo para a economia portuguesa: “Não sou eu que o digo, é o Governo, é a oposição, é o Banco de Portugal, é a Comissão Europeia. Todos reconhecem que o motor da nossa economia é o Turismo”.
No entanto, Calheiros sublinhou a necessidade de combater perceções negativas: “Vivemos num país onde as partes negativas recebem mais destaque, e as positivas ficam por enaltecer”.
Uma das características distintivas da campanha é o foco em histórias reais. Desde uma varina da Nazaré a um empresário do setor têxtil, ou um piloto de voos turísticos, os testemunhos mostram como o Turismo transforma vidas e gera oportunidades em várias outras atividades económicas.
Durante o seu discurso, Carlos Abade reforçou a ideia de que “o Turismo é tão bom quanto melhor for para as pessoas. Não é apenas uma questão de números, mas de impacto real na vida das pessoas e das comunidades”. O presidente do Turismo de Portugal destacou ainda o papel transformador da atividade, afirmando que “o sucesso não se mede apenas pelo número de turistas ou dormidas, mas sim pela capacidade de criar valor para a economia e para as pessoas”.
Esta visão foi reforçada ao longo do evento, com depoimentos que celebram o impacto do turismo na construção de vidas e comunidades mais prósperas. Para Carlos Abade, “esta campanha dá voz a quem vê no Turismo uma forma de construir a sua vida e criar valor para quem os rodeia”.
Pedro Machado, secretário de estado do Turismo, sublinhou a importância da colaboração entre os setores público e privado para o sucesso do turismo em Portugal. Durante o seu discurso, afirmou: “Acho que é um grande desafio para um país perceber e saber que pode e deve contar com o turismo, para não só crescer e desenvolver, mas mais do que isso, para ser um país mais justo, mais moderno, mais contemporâneo e, seguramente, também, por força disso, um país mais competitivo e mais atrativo”.
Além disso, destacou também a importância de medidas inclusivas, como o protocolo assinado entre o Turismo de Portugal e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que prevê a integração de mil migrantes na atividade turística.
No final do evento, foi apresentada uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que reconheceu a importância do Turismo para a economia nacional. “É uma forma de exportação e um motor de desenvolvimento económico”, declarou, acrescentando que deve ser visto como uma alavanca essencial para “melhorar a qualidade de vida em Portugal e promover o país a nível global”.
A campanha “Eu Conto com o Turismo” estará em vigor até 13 de março, sendo amplamente divulgada em plataformas digitais e num microsite dedicado.