13 janeiro | Livraria Lello comemora 119 anos e celebra Camilo Castelo Branco com a sobremesa “Simão e Teresa”

Jan 10, 2020

A AHRESP, em parceria com a emblemática Livraria Lello, associa-se ao 119.º aniversário desta Livraria e ao bicentenário de Camilo Castelo Branco rebatizando/recriando a clássica sobremesa "Romeu e Julieta" como "Simão e Teresa", em homenagem aos protagonistas de Amor de Perdição. De acordo com Ana Jacinto, a iniciativa, que já mobilizou mais de 20 restaurantes na região do Porto, demonstra que "Cultura e Turismo caminham lado a lado, elevando a oferta turística e valorizando os setores que dão vida às nossas tradições"

Aos 119 anos, a LIVRARIA LELLO comprova que a gastronomia também é uma experiência cultural. Sendo que há muito que a literatura e a gastronomia portuguesas caminham de mãos dadas, no ano em que celebra 119 anos de vida, e tendo o amor como mote para 2025, a Livraria Lello mostra que estes sabores e histórias emergem numa só experiência cultural.

Inspirada pelo bicentenário de nascimento de Camilo Castelo Branco, um dos escritores mais queridos da literatura portuguesa, e pela sua obra “Amor de Perdição”, desafiou a AHRESP a incentivar os restaurantes nacionais a renomearem a sobremesa “Romeu e Julieta”, feita com queijo e marmelada, como “Simão e Teresa”, homenageando, assim, os protagonistas deste romance intemporal.  Mais de 20 restaurantes da região do Porto já aderiram ao menu e espera-se que mais estabelecimentos se juntem à iniciativa.

A tradicional sobremesa “Romeu e Julieta”, combinação de queijo e marmelada, é rebatizada neste aniversário como ” Simão e Teresa”, num tributo ao escritor Camilo Castelo Branco

“Este aniversário assinala o arranque de um ano temático dedicado ao amor — uma força transformadora e essencial para enfrentar os desafios do presente. Ao longo de 2025, o amor será explorado nas suas diferentes vertentes, começando pelo amor romântico, inspirado pelo bicentenário de Camilo Castelo Branco e pela sua obra-prima Amor de Perdição. Com esta ação esta particular quisemos usar a gastronomia como uma ponte para aproximar o público da literatura e das artes, mostrando que a cultura portuguesa é feita de sabores e histórias que atravessam gerações”, adianta Aurora Pedro Pinto, administradora.

Os estabelecimentos de restauração que já têm esta sobremesa disponível na carta são assim, convidados, a rebatizar o doce duo sob a designação de “Simão e Teresa”. Os que não têm são, por sua vez, desafiados a incluí-la nos seus cardápios, como forma de homenagear a cultura e a gastronomia nacionais no nome dos protagonistas mais emblemáticos da obra de Camilo Castelo Branco.

“Esta iniciativa simboliza a fusão da tradição literária com a criatividade gastronómica, reforçando a missão desta parceria: transformar a herança cultural de Portugal em experiências memoráveis”, adianta Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP. “A recriação da sobremesa “Teresa e Simão” demonstra como a valorização da cultura pode ser integrada nas práticas da restauração, ajudando a contar histórias e a criar memórias”, continua. “É uma forma Transformar o legado cultural em experiências únicas diferencia os estabelecimentos portugueses, tornando-os lugares onde História, criatividade e hospitalidade se encontram. Os setores da restauração e similares e do alojamento turístico são embaixadores naturais da cultura portuguesa, com grande potencial de promoção das nossas tradições, História e autenticidade”, conclui Ana Jacinto.

Os setores da restauração e similares e do alojamento turístico são embaixadores naturais da cultura portuguesa, com grande potencial de promoção das nossas tradições, História e autenticidade” (Ana Jacinto)

O desafio

No dia 13 de janeiro de 2025, e durante o resto do ano, escreva um novo capítulo no seu restaurante. Para tal, basta que adote o nome “Simão e Teresa”, caso tenha a sobremesa “Romeu e Julieta”.

Se não tiver esta sobremesa na carta, lançamos-lhe o desafio de criar a sua própria versão de “Simão e Teresa”, tendo sempre em consideração os ingredientes principais: queijo e marmelada.

Por que aderir?

Destaque cultural: Participe na valorização da cultura portuguesa e posicione o seu estabelecimento como um espaço cultural, associando-se à celebração do bicentenário de Camilo Castelo Branco.
Maior visibilidade e reconhecimento: Divulgaremos a iniciativa nos canais da AHRESP, da Livraria Lello e nos órgãos de comunicação social.

Diferenciação: Ofereça uma experiência única aos seus clientes e aos seus colaboradores, que terão uma entrada livre gratuita na Livraria Lello.
Oferta de 119 livros “Amor de Perdição” da Pop Collection, editado pela Livraria Lello, para acompanhar o serviço de sobremesa.

Como participar?

Preencha o seguinte formulário de inscrição – CLIQUE AQUI – e no dia 13 de janeiro, adicione a sobremesa “Simão e Teresa” ao seu menu.

Celebre a tradição literária, homenageando Camilo Castelo Branco e ajudando a contar uma nova história: em Portugal, a gastronomia também é uma experiência cultural.

Venha juntar-se à literatura e eleve o seu restaurante e a sua oferta.

Para mais informações ou esclarecimentos, utilize os seguintes contactos:

Tel: 222 080 703 | 936 509 019 | 927 455 902

Email: porto@ahresp.com

PUB

Mais Artigos