Castelo Branco | Reforça aposta no turismo gastronómico com nova edição da Rota Gastronómica

Jun 25, 2025

Lançada oficialmente durante o Festival “Sabores de Perdição”, a Rota Gastronómica de Castelo Branco reafirma o concelho como destino de excelência na gastronomia tradicional portuguesa. A iniciativa, desenvolvida pela AHRESP e pela Câmara Municipal de Castelo Branco, promove os sabores locais e valoriza o território

Castelo Branco volta a ser palco de uma das mais saborosas iniciativas do centro do país. De 19 de junho a 27 de julho de 2025, o concelho acolhe uma nova edição da Rota Gastronómica de Castelo Branco, integrada no Festival “Sabores de Perdição”.

Promovida pela AHRESP e pela Câmara Municipal de Castelo Branco, esta iniciativa pretende reforçar a identidade gastronómica do território e impulsionar a economia local, através da valorização dos produtos regionais e da promoção da restauração tradicional.

O lançamento oficial da edição deste ano teve lugar a 20 de junho, na Tenda Sabores do Festival, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Leopoldo Rodrigues, e do presidente da AHRESP, Carlos Moura. A assinatura do protocolo de parceria entre as duas entidades destacou o compromisso conjunto com a valorização do património gastronómico local e o fortalecimento do tecido empresarial do setor.

Para Carlos Moura, presidente da AHRESP, “a gastronomia é um pilar essencial do turismo e da identidade local. Iniciativas como esta são determinantes para valorizar o papel dos restaurantes enquanto verdadeiros embaixadores do território”.

A Rota Gastronómica decorre durante 19 dias, incluindo o período do festival (de 19 a 22 de junho) e os fins-de-semana seguintes (de sexta a domingo), permitindo aos visitantes degustar o “Menu Sabor de Perdição Albicastrense” nos 29 restaurantes participantes. Os menus, disponíveis no site da Câmara Municipal e da AHRESP, destacam receitas tradicionais e produtos da região.

Esta iniciativa insere-se numa estratégia mais ampla de valorização da gastronomia como ativo económico e turístico, que continuará em outubro com ações de formação, com conteúdos de valorização do produto e storytelling, para as equipas de mesa/bar destes 29 restaurantes.

A participação na Rota Gastronómica é gratuita e aberta a todos os maiores de 18 anos. Os passaportes preenchidos devem ser entregues até 15 de agosto de 2025 no Posto de Turismo de Castelo Branco.

PUB

Mais Artigos

Cuidar de quem cuida de nós

Cuidar de quem cuida de nós

Foi com esse espírito que a AHRESP desafiou a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) a estabelecer um protocolo de cooperação. O objetivo é, com planeamento, garantir que, nas situações mais críticas — incêndios florestais, catástrofes naturais ou acidentes de grande...