Ideia SMART – Sábia, Mobilizadora, Autêntica, Relevante, Tangível

Jul 25, 2025

No Magazine de Negócios AHRESP, inauguramos a rubrica "IDEIA SMART", um espaço para contar histórias que inspiram e que provam que a inovação acontece todos os dias e que está espalhada por todo o território nacional


Hoje apresentamos um excelente exemplo de dinamização do Centro do país, com potencial para ser replicado noutras regiões. Na AHRESP, acreditamos que a proximidade aos empresários é essencial — é por isso que mantemos uma rede de 17 delegações ativas em todo o país, incluindo ilhas, assegurando um acompanhamento direto, próximo e contínuo. Conhecemos bem o esforço, a coragem e a criatividade que distinguem este ecossistema empresarial. E sabemos também que a vitalidade dos nossos negócios é decisiva para o desenvolvimento das regiões, para a coesão do território e para a afirmação de Portugal enquanto destino competitivo e de excelência.

A mais recente lista de Empresas Gazela da região Centro, publicada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR-Centro), é evidência do que muitas vezes parece passar despercebido: restauração e alojamento turístico estão entre os setores que mais dinamismo trazem à economia local.Pela primeira vez, o alojamento e a restauração ocupam o topo dos 20 grupos setoriais analisados no Centro, com 35 empresas a integrarem este prestigiado lote — representando quase um quinto do total. Um marco simbólico, mas profundamente revelador do potencial transformador que existe nestes setores.

Estas “gazelas” — empresas jovens, criadas entre 2015 e 2020 — cresceram a um ritmo notável, com um aumento médio anual superior a 20% entre 2021 e 2023. Têm mais de 10 colaboradores, ultrapassam os 500 mil euros de faturação, e sobretudo, mostram uma impressionante capacidade de gerar valor nos territórios onde atuam. São empresas com raízes e visão, que criam emprego, inovam e contribuem ativamente para a coesão económica e social da região Centro e para a descentralização do turismo.

A CCDR-Centro merece, por isso, o reconhecimento pelo trabalho consistente de monitorização e valorização das empresas mais dinâmicas, contribuindo para um maior conhecimento do tecido económico e para o reforço do orgulho regional. A divulgação anual desta lista de Empresas Gazela é mais do que um exercício estatístico: é uma forma concreta de dar visibilidade a quem faz crescer a economia com consistência e impacto

Às empresas que ousam e crescem com consistência e aos que lideram com visão e resiliência, o nosso aplauso. Àqueles que procuram inspiração, aqui fica um excelente ponto de partida. Porque boas ideias devem viajar, contaminar e multiplicar-se. E porque a economia precisa de boas ideias — e nós estamos prontos para as apontar e dar-lhes palco.

Próxima história? Quando encontrarmos mais uma Ideia SMART em movimento.

PUB

Mais Artigos