A cerimónia de encerramento da VIII Cimeira do Turismo, com o tema Turismo é Portugal, foi marcada pela a atribuição das Medalhas de Mérito Turístico 2025, nos graus Bronze, Prata e Ouro, que distinguiram personalidades e instituições com contributo relevante para o desenvolvimento do turismo português.
Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, recebeu a Medalha de Honra de Mérito Turístico – Grau Bronze, entregue pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, pelo presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade; e pelo presidente da CTP, Francisco Calheiros. Foram ainda atribuídas medalhas ao empresário António Quaresma (Valor do Tempo e ex-vice-presidente da AHRESP) e a José Manuel Esteves (Ex-diretor-geral da AHRESP).
“Recebo esta distinção com gratidão”, escreveu Ana Jacinto no seu perfil de LinkedIn. “É uma distinção que não reconhece apenas o meu trabalho, mas o trabalho da AHRESP, de todas as pessoas da AHRESP, de todos os que, ao longo de décadas, deram corpo e voz a esta associação”. A secretária-geral da AHRESP sublinhou ainda que “o trabalho que desenvolvemos é coletivo, feito da dedicação de equipas, dirigentes e empresários que acreditam no valor do associativismo e na importância de defender setores que são motores económico, social e cultural de Portugal”.
Concluiu afirmando que esta medalha reforça a responsabilidade de continuar a servir os empresários e o país, “com determinação e sentido de missão”.