Nos Prémios AURUM, realizados estes fim de semana na Galiza, a gastronomia portuguesa esteve em destaque: a Chef Marlene Vieira foi distinguida como European Chef 2025, o mesmo ano em que recebeu uma Estrela Michelin e a distinção de “Personalidade do Ano” nos Prémios AHRESP 2025; e o Solar dos Presuntos foi reconhecido como Melhor Restaurante da Europa, depois de ter sido eleito “Melhor Restaurante” na edição de 2024 dos Prémios AHRESP. A Adega Mayor também recebeu uma distinção AURUM — foi considerada a Melhor Adega.
Organizados pelo Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas (CEUCO), os galardões destacaram diversos projetos e profissionais, com Portugal em evidência.
Na 19.ª edição, realizada na Galiza, Marlene Vieira manifestou o orgulho pela distinção e agradeceu o apoio da família e da equipa, recordando a conquista da sua estrela Michelin. Pedro Cardoso, proprietário do Solar dos Presuntos, sublinhou o sentido de responsabilidade associado ao prémio e reconheceu o trabalho diário de todos os profissionais que contribuem para a valorização contínua da gastronomia nacional.






