Já são conhecidos os vencedores da 7.ª edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT 2025), uma iniciativa do BPI e do Expresso, que tem como objetivo premiar as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso na atividade turística.
O evento contou com a presença dos principais players do turismo, membros dos Comités e do Júri da iniciativa, onde a AHRESP está representada. Por decisão do júri, o Prémio Personalidade reconhece este ano duas histórias marcantes: Ana Alcobia, vice-presidente da Time Out Market Ibéria e Francisco Pinto Balsemão, distinguido a título póstumo.
VENCEDORES
- Prémio Personalidade: Ana Alcobia, vice-presidente da Time Out Market Ibéria, pelo seu contributo para o posicionamento de Portugal como destino de turismo gastronómico, e Francisco Pinto Balsemão, a título póstumo, fundador da Impresa e Chairman à data da criação deste prémio, em 2019.
Nas cinco categorias a concurso, o Júri elegeu os seguintes projetos nacionais, comprometidos com a promoção de um turismo de excelência:
- Turismo Autêntico: Mercado Do Bolhão – Concluída em 2022, a reabilitação deste mercado centenário devolveu o edifício à sua função original de mercado de frescos, preservando a sua essência. O Bolhão distingue-se pela autenticidade na interação com os seus vendedores e comerciantes, que aconselham, ensinam receitas e partilham conhecimento sobre os produtos. Esta relação direta e genuína, rara noutros contextos urbanos, preserva a identidade cultural do Porto.
- Turismo Azul: Herdade da Cortesia Hotel – Projeto pioneiro no Alto Alentejo que utiliza a Barragem do Maranhão como recurso central para o desenvolvimento da sua atividade turística. O hotel, com foco no turismo náutico, oferece condições únicas para atletas de elite, equipas olímpicas e visitantes interessados em desporto e em contacto direto com a natureza.
- Turismo Comunitário: Mezze Escola – Programa de seis meses com formação técnico-prática em escola de hotelaria e componente prática em sala e cozinha no restaurante Mezze, em Lisboa, e noutros restaurantes parceiros. O projeto é promovido pela PAP – Associação Pão a Pão e está centrado na integração e formação de refugiados e imigrantes, com especial foco nas mulheres, muitas vezes em situação de maior vulnerabilidade.
- Turismo Gastronómico: Bioma Restaurant – Proporciona uma experiência gastronómica com ligação à sustentabilidade, natureza e valorização do património açoriano. O Bioma diferencia-se pela proximidade aos agricultores, pescadores e criadores locais, apostando em espécies e produtos autóctones. A horta biológica própria e o serviço personalizado dos chefs Rafael e Franco reforçam a identidade do projeto e a sua autenticidade.
- Turismo Inclusivo: Access Lab – Empresa de consultoria e serviços dedicada a garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência, neurodivergência e surdas a experiências culturais, desportivas, turísticas e empresariais. Atua eliminando barreiras físicas, sensoriais e comunicacionais, oferecendo soluções personalizadas como audiodescrição, adaptação para Língua Gestual Portuguesa, coletes vibratórios e salas de pausa sensorial.
Mais informações AQUI.






