Trata-se de uma valorização salarial transversal, superior aos 4,6% definidos em sede de concertação social para o próximo ano, sendo por isso um compromisso determinante para o reforço do salário médio.
O entendimento agora alcançado resulta de um processo negocial responsável e equilibrado, que teve como objetivo melhorar as condições de trabalho e valorizar as carreiras, assegurando simultaneamente a sustentabilidade económica das empresas, num contexto de aumento dos custos operacionais e escassez de mão de obra.
Para a AHRESP, este acordo reforça o compromisso com a valorização dos profissionais, promovendo relações laborais mais estáveis, maior atratividade dos setores e reconhecimento da crescente exigência das funções. A atualização salarial respeita a estrutura das carreiras existentes e acompanha a crescente exigência e complexidade das funções desempenhadas.
A AHRESP divulgará em breve informação mais detalhada sobre o conteúdo das alterações acordadas, sublinhando que este entendimento com o SITESE reflete uma postura de diálogo construtivo, transparente e responsável, essencial para reforçar a atratividade, a competitividade e a solidez destes setores estratégicos para a economia nacional.






