ANTENA 1 | Expetativas da restauração e do alojamento turístico durante a época festiva

Jan 5, 2025

No último dia do ano de 2025, em declarações à Antena 1, a secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, traçou um retrato pouco animador para a restauração, que contrasta com perspetivas mais positivas para o alojamento turístico. As conclusões resultam de um inquérito realizado junto dos associados

De acordo com Ana Jacinto, “cerca de metade dos empresários da restauração espera resultados semelhantes aos do ano passado”. No entanto, 20% revela-se mais pessimista, apontando para uma quebra da procura e para um nível de reservas abaixo do registado em 2024. “Há empresas muito preocupadas porque as reservas não estão a acompanhar a dinâmica do ano passado”, referiu.

A secretária-geral da AHRESP sublinhou que a estrutura do setor agrava estas dificuldades. “A restauração é maioritariamente composta por microempresas, com custos de contexto muito elevados”, explicou, destacando o impacto contínuo da inflação das matérias-primas, do aumento dos custos salariais e da energia. Acrescentou ainda que muitas empresas não tiveram tempo para se recapitalizar desde o período da pandemia.

Perante este cenário, Ana Jacinto referiu que a AHRESP tem mantido um trabalho próximo com o Governo, em particular com o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, no sentido de identificar soluções que possam mitigar as dificuldades sentidas pelo setor.

Já as expetativas para o alojamento turístico foram mais positivas. Segundo os dados do inquérito, o Ano Novo surgiu como o momento mais forte do ano em termos de faturação, com 62% dos empresários a apontarem essa perspetiva. A procura foi liderada pelo mercado nacional, que representou quase metade das reservas, seguido dos mercados espanhol e francês.

Os dados divulgados correspondem a um inquérito prévio realizado antes das festas

PUB

Mais Artigos

AHRESP reforça cooperação com municípios

AHRESP reforça cooperação com municípios

Reconhecendo o papel determinante das autarquias na criação de condições favoráveis à atividade empresarial, a Associação realizou, recentemente, reuniões institucionais com as Câmaras Municipais de Lisboa, Castelo Branco, Mafra e Arronches, com o objetivo de...