AHRESP acompanha lançamento do primeiro Simulador de Carreiras em Turismo & Hospitalidade

Jan 22, 2026

Estudo pioneiro do KIPT Colab reforça a valorização das carreiras, a gestão de talento e o futuro do capital humano no Turismo & Hospitalidade

A AHRESP esteve presente na apresentação do estudo Carreiras Profissionais: dinâmicas de planeamento”, desenvolvido integralmente pelo KIPT Colab e financiado pelo PRR – Missão Interface, uma investigação inédita dedicada à compreensão das trajetórias profissionais no Turismo & Hospitalidade (T&H), um dos pilares estratégicos da economia portuguesa.

A sessão decorreu a 19 de janeiro, no Pestana Palace, em Lisboa, e marcou o lançamento do primeiro Simulador de Carreiras em Turismo & Hospitalidade (T&H) em Portugal.

MESA DE ABERTURA (da esq. par a dir.): Adriano Rafael Moreira, secretário de Estado do Trabalho, Catarina Paivaadministradora do Turismo de Portugal, Generosa do Nascimento, presidente da Direção da Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG) e Carlos Moura, presidente da AHRESP e da Assembleia Geral do Kipt Colab

Na sua intervenção, na mesa de abertura, o presidente da AHRESP e da Assembleia Geral do Kipt Colab, Carlos Moura destacou a importância da valorização das profissões no setor, sublinhando o trabalho desenvolvido pela AHRESP na contratação coletiva, nomeadamente na atualização das designações profissionais e na defesa do aumento do salário médio como fator central para a atratividade e sustentabilidade das carreiras.

Antónia Correia, presidente da Direção do KIPT Colab, acompanhada por Tiago Candeias, cientista de dados e Guilherme Portada, gestor de marketing do Barturs

A investigação “Carreiras Profissionais: dinâmicas de planeamento”, apresentada por Antónia Correia, presidente da Direção do KIPT Colab, baseia-se na análise de 14 anos de dados dos Quadros de Pessoal, num universo de cerca de quatro milhões de registos, permitindo compreender as trajetórias profissionais no alojamento turístico e na restauração e identificar fatores determinantes para a progressão de carreira, como a formação, a mobilidade geográfica, o tipo de contrato ou a dimensão das empresas.

O momento central da sessão foi o lançamento do Simulador de Carreiras em T&H, uma ferramenta prática e intuitiva que transforma os resultados do estudo em apoio concreto à tomada de decisão na gestão de talento, permitindo antecipar probabilidades de progressão e explorar diferentes cenários profissionais.

MESA DE ENCERRAMENTO (da esq. para dir.): Antónia Correia, presidente da Direção do KIPT Colab, João Ferreira, da Agência Nacional de Inovação (ANI), e Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP

A mesa de encerramento reuniu novamente Antónia Correia, João Ferreira, da Agência Nacional de Inovação (ANI), e Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP. Na sua intervenção, Ana Jacinto enquadrou o estudo como particularmente relevante “num momento em que o Turismo & Hospitalidade assumem um papel absolutamente estruturante na economia portuguesa”, sublinhando que o Alojamento e a Restauração são espaços de ampla criação de emprego, diversidade profissional e crescente necessidade de qualificação. Destacou que compreender as dinâmicas de carreira “não é um exercício académico: é uma condição indispensável para orientar políticas públicas, redesenhar estratégias empresariais e construir percursos profissionais verdadeiramente estáveis, atrativos e sustentáveis”.

Ana Jacinto salientou, ainda, que os resultados são reveladores: “os setores estudados dispõem de mecanismos internos de progressão mais dinâmicos do que frequentemente se reconhece, premiando mérito, inclusão e diversidade”, disse, destacando que os dados mostram que nas grandes empresas e nas organizações financeiramente robustas a probabilidade de promoção iguala ou ultrapassa a média da economia portuguesa. “Funcionam com modelos estruturados de gestão de recursos humanos, mobilidade interna ativa e investimento consistente em formação, São por isso, exemplos de excelência que podem e devem ser escalados”, explicou.

A secretária-geral da AHRESP frisou: “O estudo apresentado demonstra que o Turismo & Hospitalidade em Portugal tem condições para se consolidar como atividade de carreiras qualificadas, rápidas e competitivas. A AHRESP assume o compromisso de continuar a apoiar empresas no processo de profissionalização e a inspirar políticas públicas que reconheçam o papel estratégico das pessoas — porque o futuro do turismo português depende, inegociavelmente, delas”.

PUB

Mais Artigos

AHRESP reforça cooperação com municípios

AHRESP reforça cooperação com municípios

Reconhecendo o papel determinante das autarquias na criação de condições favoráveis à atividade empresarial, a Associação realizou, recentemente, reuniões institucionais com as Câmaras Municipais de Lisboa, Castelo Branco, Mafra e Arronches, com o objetivo de...