Estão abertas as candidaturas para a 10.ª edição dos PRÉMIOS AHRESP.
Na edição de 2026 estarão a concurso as seguintes 10 categorias:
Excelência na Restauração – Distingue o estabelecimento e/ou chef que promove uma experiência de elevada qualidade, assente em boas práticas, como a excelência das matérias-primas, o respeito pela sazonalidade, a sustentabilidade, técnicas culinárias adequadas, o uso preferencial de produtos portugueses, bem como a qualidade das comodidades, do serviço de sala e da localização.
Excelência no Alojamento – Distingue o alojamento turístico que se destaca pela qualidade global da experiência oferecida ao hóspede, incluindo o nível de serviço na receção, housekeeping, conforto, comodidades, inovação tecnológica e compromisso com a sustentabilidade.
Media & Comunicação no Turismo – Distingue o órgão de comunicação social, peças jornalísticas ou o programa – tradicional ou digital – que mais contribuiu para a divulgação e valorização das empresas do setor do turismo em Portugal.
Responsabilidade Social – Distingue o projeto ou empresa na área da restauração e similares, alojamento ou promoção turística que tem implementadas iniciativas de solidariedade, nomeadamente iniciativas de inclusão social (exemplo: emprego de pessoas com deficiência ou necessidades especiais ou programas de integração de migrantes e refugiados) e/ou de apoio à comunidade (exemplo: doação de excedentes alimentares ou parcerias com bancos alimentares, cantinas sociais ou lares).
Sustentabilidade Ambiental – Distingue o estabelecimento que se destaca pela implementação estruturada de políticas de eficiência energética, uso responsável da água e gestão eficaz de resíduos, integrando princípios de economia circular na sua operação.
Jovem Empreendedor – Distingue jovens até aos 35 anos que tenham criado ou impulsionado um projeto empresarial de sucesso, assente num conceito inovador, diferenciador e com impacto.
Destino Revelação – Premeia uma infraestrutura, evento ou iniciativa de experiência turística que tenha contribuído de forma relevante para a valorização e promoção do respetivo território. A candidatura deve ser apresentada por uma entidade gestora ou por uma organização coletiva com atuação no território, como junta de freguesia, autarquia, comunidade intermunicipal, entidade regional de turismo ou associação representativa, entre outras.
Marcas à mesa e Marcas na Cama – Distingue produtos e serviços de apoio à atividade nos segmentos da restauração, do alojamento e da promoção turística que se destaquem pela sua inovação, funcionalidade e carácter diferenciador.
Profissional do Ano – Distingue e valoriza um profissional de excelência do Canal HORECA, podendo ser apresentada qualquer categoria profissional (por exemplo, chefe de sala, bartender, diretor de F&B, entre outras).
A candidatura deve ser obrigatoriamente submetida pela entidade empregadora, não existindo limite ao número de propostas por empresa. Trata-se de uma oportunidade para os empresários reconhecerem publicamente o mérito e o contributo dos seus colaboradores.
Academia & Ciência no Turismo – Distingue projetos académicos, trabalhos de investigação ou iniciativas de inovação desenvolvidas no âmbito do ensino superior, centros de investigação ou parcerias Universidade-Empresa, que tenham contribuído de forma relevante para a evolução, inovação e sustentabilidade da atividade turística e/ou da promoção territorial.
Esta categoria visa reconhecer a produção de investigação e saber científicos, a experimentação de novos modelos e a transferência de conhecimento para o tecido empresarial, valorizando o papel da Academia no desenvolvimento presente e futuro do turismo. Todas as candidaturas serão analisadas por um Comité de Seleção constituído por representantes da AHRESP e outras personalidades de destaque e com reconhecida experiência e conhecimento nos setores da Restauração, do Alojamento e da Promoção Turística. Serão escolhidos 5 finalistas dos quais sairá o grande vencedor a premiar na gala final.
CANDIDATE-SE AOS PRÉMIOS AHRESP 2026 AQUI!
Além das 10 categorias a concurso, este ano também serão atribuídos 3 prémios prestígio, que distinguem e prestam homenagem às personalidades que mais se destacaram, ao longo da sua carreira profissional, no turismo:
Inspiração Portuguesa no Mundo – Distingue os portugueses que se destacaram no estrangeiro através de uma marca ou estabelecimento HORECA.
Personalidade do Ano – Distingue a personalidade que firmou um percurso de destaque no setor e contribuiu para o desenvolvimento do mesmo.
Prémio Mário Pereira Gonçalves – Distingue a personalidade que mais se destacou, ao longo da sua carreira profissional, no setor.








