Dois anos de pandemia na Europa: impacto foi maior no turismo

Jul 7, 2022

O Eurostat confirma que os dois anos de pandemia atingiram o Turismo duramente, confirmando-se que foi a atividade mais impactada a nível europeu

De acordo com o Eurostat, nos últimos dois anos, as medidas relacionadas com a pandemia COVID-19 afetaram muitos setores económicos, mas o maior impacto foi sentido nas atividades relacionadas com o turismo.

O primeiro confinamento na primavera de 2020 colocou a atividade turística praticamente a zeros. A recuperação parcial da atividade nos alojamentos turísticos durante o verão de 2020 foi impulsionada pela procura interna, com muitos europeus a optar por fazer férias nos seus países de origem. Em comparação com julho e agosto de 2019, as chegadas domésticas ao alojamento turístico da União Europeia caíram 9% em julho e agosto de 2020, enquanto a diminuição das chegadas internacionais foi consideravelmente maior, de 65%. No mesmo período, os hotéis e alojamentos similares foram a categoria de alojamento mais afetada (-39%), seguida dos alojamentos de férias e outros alojamentos de curta duração (-31%). O menor impacto da pandemia foi sentido pelos parques de campismo, parques de veículos recreativos e parques de caravanas (-13%).

Em julho e agosto de 2021, e em comparação com os mesmos meses de 2019, continuou a registar-se uma queda nas chegadas internacionais, de 45%, mas foi observado um aumento de 4% nas chegadas domésticas. Os hotéis e alojamentos similares continuaram a ser a categoria mais afetada (-22%).

Já no 1.º trimestre de 2022, as chegadas domésticas registaram uma diminuição de 21% e as chegadas internacionais caíram 42%.

PUB

Mais Artigos