Desde 2018, o Programa From Start-to-Table reúne mais de 400 candidaturas, mais de 90 projetos provenientes de 30 países. A contabilidade da 4ª edição fecha a 25 de setembro, último dia para as candidaturas ao Programa, em 2022.
A AHRESP, como parceira inicial da Startup Lisboa, promotora deste projeto, tem acompanhado de perto a iniciativa, “passando algum do seu conhecimento aos empreendedores, ajudando a dar-lhes voz junto do setor e, com isso, ajudar também os nossos empresários a tomar contacto com soluções que lhes podem tornar a vida quotidiana no negócio mais simples, com investimentos quase sempre moderados”, resume Tiago Quaresma.
“[From Start-to-Table] É inequivocamente a iniciativa que melhor reúne as mentes inovadoras (tecnológicas ou não) do país (e internacionais) à volta da mesa à procura de soluções para aquilo que são os grandes problemas do maior setor da economia portuguesa”
Tecnologia para restauração e novos produtos de Food & Beverage sustentáveis são os temas core da edição de 2022: crê que são o espelho das necessidades para o setor em matéria de inovação?
São duas categorias muito abrangentes, que permitem albergar projetos de diferentes perfis. Sabemos que o nosso setor enfrenta desafios muito concretos – como, por exemplo, o tópico dos Recursos Humanos – para os quais poderão surgir soluções tecnológicas que ajudem a melhorar a gestão deste dossiê. Um dos projetos vencedores da edição passada, a Blend, é um excelente exemplo disso mesmo.
Para um candidato a esta edição de 2022 do From Start-to-Table o que diria do que o setor da restauração mais carece?
Insistindo no tópico da resposta anterior, toda a temática da gestão das pessoas é crítica neste momento. Como formar, como interagir, como garantir que são dadas melhores condições, tudo isto é crítico para a retenção de talento. Há muito campo para a tecnologia ajudar a resolver este tópico. Não a substituir pessoas (a AHRESP sem sido sempre crítica dessa perspetiva), mas a facilitar-lhes a vida e a deixar-lhes o essencial da tarefa: a excelência do serviço.
A solução tecnológica que venceu no ano passado (com uma aplicação de gestão de equipas) tem como grande argumento a melhor gestão das escalas de pessoal, permitindo absorver nos calendários de trabalho as preferências dos trabalhadores numa lógica dinâmica que procura maximizar as necessidades do negócio e a qualidade de vida dos colaboradores. Entre outras valências, esta foi a mais diferenciadora da solução vencedora e é um exemplo que ilustra de forma concreta como a tecnologia pode contribuir para facilitar a gestão quotidiana do negócio.
Que balanço faz da colaboração da AHRESP com a StartUp Lisboa e de que forma “dá e recebe” no contexto da inovação no ecossistema da restauração?
A iniciativa da Startup Lisboa – From Start-to-Table ganhou rapidamente um grande estatuto no setor com grande merecimento. É inequivocamente a iniciativa que melhor reúne as mentes inovadoras (tecnológicas ou não) do país (e internacionais) à volta da mesa à procura de soluções para aquilo que são os grandes problemas do maior setor da economia portuguesa. Para a AHRESP tem sido uma honra poder acompanhar esta jornada, passando algum do seu conhecimento aos empreendedores, ajudando a dar-lhes voz junto do setor e, com isso, ajudar também os nossos empresários a tomar contacto com soluções que lhes podem tornar a vida quotidiana no negócio mais simples, com investimentos quase sempre moderados. Desejamos por isso longa vida a este programa de aceleração e contamos poder continuar a acompanhá-lo por muitos anos.
Consulte o site do From Start-to-Table AQUI e conheça mais novidades sobre a edição de 2022.