Depois de serem conhecidos os dados do turismo em julho, que registou em número de hóspedes e de dormidas os maiores indicadores de sempre, Costa e Silva defendeu esta sexta-feira que o modelo de organização do turismo deve ser replicado noutros setores de atividade para criar “diferentes motores de desenvolvimento” em Portugal. A afirmação foi feita na Batalha, onde o ministro onde participou na iniciativa de reflexão política para jovens do PS, Academia Socialista.
“O Turismo é um dos grandes motores da nossa economia, representando cerca de 20% das exportações”.
“O turismo vai neste ano bater o recorde em termos de receitas que atingimos em 2019. Muita gente pensava que só em 2023/24 chegaríamos lá, mas o turismo reinventou-se em função da qualidade dos operadores, da dinâmica do mercado, das políticas públicas que foram desenhadas, do apoio muito constante que existe entre as autoridades, as empresas, o Ministério da Economia e as campanhas de promoção”, elogiou.
Na perspetiva de António Costa Silva, tal contribuiu para o crescimento, “de forma significativa”, de mercados como os EUA, o Canadá, a Alemanha, o Reino Unido, com números que fazem do turismo um exemplo.
Fonte: Dinheiro Vivo