Este resumo é exclusivo aos Associados da AHRESP. Para aceder, basta fazer login no site da AHRESP.
Tema do dia
-
- “Sem o turismo não teríamos tido a rapidez de recuperação económica que tivemos”, disse o Presidente da República – O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra nos EUA, falava numa mensagem vídeo gravada para a cerimónia de abertura da VI Cimeira do Turismo Português. O turismo continua a ser um dos motores da economia portuguesa, destacou esta terça-feira o Presidente da República, salientando que, sem este setor, o país não teria tido a rapidez de recuperação económica que viveu nos últimos meses, pós-pandemia.
- Turismo “está a pagar melhor”, diz secretária de Estado – A atividade turística empregava cerca de 400.000 pessoas em 2018, mas perdeu mais de 100.000, devido à pandemia, tendo atualmente em falta entre 45.000 e 50.000 trabalhadores. “Há uma aceleração muito elevada por parte das remunerações médias no setor do turismo, que nesta altura tem uma aceleração que é dupla face aos outros setores da atividade, ou seja, há aqui recuperação para tentarmos, de alguma forma, remunerar melhor no setor”, disse a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, em entrevista à agência Lusa, referindo-se a dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que confirmam, disse, que o “setor está a pagar melhor”.
- Salário mínimo perde poder de compra pela primeira vez desde 2013 – Num cenário de inflação elevada, os aumentos do salário mínimo e da remuneração média até ao final da legislatura ameaçam tornar-se menos expressivos do que quando foram anunciados pelo Governo.
Outros
-
- Moedas não fecha a porta às legislativas e aponta prazo para novo aeroporto – Um ano depois de ter sido eleito para presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas faz um balanço do mandato. Dos 12 pontos que prometeu durante a candidatura, o autarca destaca as medidas que concretizou e as que estão em curso.