11 outubro | Revista de imprensa AHRESP: as notícias que marcam o dia

Out 11, 2022

Todos os dias a AHRESP faz um resumo sobre as notícias que estão a marcar o dia nos meios de comunicação social e que verdadeiramente importam aos setores representados pela associação. Veja aqui as novidades que importam ao seu negócio!

Este resumo é exclusivo aos Associados da AHRESP. Para aceder, basta fazer login no site da AHRESP.

Tema do dia   

    • Serviços avançam 25% e retomam níveis pré-pandemia pelo segundo mês – O volume de negócios nos serviços acelerou 1,4 pontos percentuais em agosto face ao observado em julho e uma variação homóloga de 25%, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Já o índice não ajustado de sazonalidade e de efeitos de calendário aumentou 25,3% em agosto (22,3% no mês anterior).

AHRESP  

    • Associação quer aplicação de taxa reduzida de IVA na hotelaria e restauração – A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) quer que o Orçamento do Estado para 2023 contemple a aplicação temporária da taxa reduzida do IVA A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) quer que o Orçamento do Estado para 2023 contemple a aplicação temporária da taxa reduzida do IVA nos serviços de alimentação e bebidas, a criação de instrumentos de apoio à capitalização das empresas e apoios ao investimento na eficiência energética e na transição digital: a AHRESP pede também mecanismos/plataformas que apoiem e facilitem a contratação de trabalhadores, nomeadamente a contratação organizada de imigrantes.

Outros

    • Este ano foram criadas mais de 5200 empresas. Transportes, TIC, serviços e turismo são os sectores que mais cresceram – Entre os setores com os maiores crescimentos na criação de novas empresas, o barómetro destaca os transportes (mais 129%), as tecnologias de informação e comunicação (mais 29%), os serviços gerais (mais 25%) e o alojamento e restauração (mais 23%). No entanto, face ao período antes da pandemia, destaca que a criação de novas empresas ficou 5% abaixo, superando já o ano de 2019 apenas os sectores das tecnologias de informação e comunicação (mais 29%), das atividades imobiliárias (mais 20%) e o dos serviços empresariais (mais 2%).
    • Governo reforça fiscalização da ASAE no turismo, comércio, serviços e economia do mar – O Governo vai reforçar em 2023 a fiscalização dos setores do turismo, comércio e serviços, prevendo inspecionar 4.800 operadores de alojamento e aumentar em 5% as ações no comércio e serviços e em 2% na economia do mar.

LEIA MAIS AQUI!

PUB

Mais Artigos