25 outubro | Revista de imprensa AHRESP: as notícias que marcam o dia

Out 25, 2022

Todos os dias a AHRESP faz um resumo sobre as notícias que estão a marcar o dia nos meios de comunicação social e que verdadeiramente importam aos setores representados pela associação. Veja aqui as novidades que importam ao seu negócio!

Este resumo é exclusivo aos Associados da AHRESP. Para aceder, basta fazer login no site da AHRESP.

Temas do dia   

    • Preço médio da habitação desacelera em Lisboa – Entre abril e junho, o preço médio das habitações caiu em sete dos 24 concelhos com mais de 100 mil habitantes, com Lisboa a cair 6,1 pontos percentuais face aos valores registados no período homólogo. Em média, as casas vendidas no segundo trimestre do ano ascenderam a 1.494 euros por metro quadrado, subindo 17,8% face ao valor homólogo.

Hotelaria e Alojamento Local  

    • Alojamento local em Lisboa e Porto recupera 2.500 apartamentos no último ano – Entre abril e junho, Lisboa e o Porto somavam, em conjunto, 6.500 fogos T0/T1 ativos no Alojamento Local, de acordo com os dados do SIR-Alojamento Local, gerido pela Confidencial Imobiliário. Ainda assim, a oferta mantém-se 35% abaixo do pré-covid. Os dados incidem sobre apartamentos de tipologia T0 e T1 com registo de Alojamento Local listados nas plataformas de reserva e que exibem atividade de vendas e ocupação regulares.
    • Investimento em novas unidades hoteleiras desacelera, segundo a STR O investimento hoteleiro continua a desacelerar, de acordo com o último relatório da STR que comparou o número de hotéis em pipeline no final de setembro desde ano com a atividade no mesmo período de 2021.

Turismo  

    • Lisboa lidera o ranking das melhores cidades para nómadas digitais – O nomadismo digital é um estilo de vida cada vez mais procurado por aqueles profissionais cuja produção laboral apenas depende de um computador e de uma ligação à internet medianamente rápida. O facto de não necessitarem de um espaço físico para levar a cabo a sua profissão faz com que estes empresários, freelancers ou colaboradores se sintam livres para procurar os melhores locais, as melhores cidades para viver, ou até mesmo viajar de cidade em cidade podendo, literalmente e como um verdadeiro nómada, trabalhar em qualquer lugar do mundo onde haja uma ligação internet.
    • Porto planeia tornar-se uma cidade mais acessível para os habitantes – Ao adotar políticas mais viradas para o bem-estar das pessoas e do ambiente, as autarquias dos grandes centros urbanos, estão também a tornar estes centros urbanos em verdadeiros chamarizes para o investimento imobiliário Porto planeia tornar-se uma cidade mais acessível para os habitantes. Desde sempre que a procura de mais e melhores oportunidades de emprego bem como da melhoria das condições de vida motiva a mobilização de pessoas para os grandes centros urbanos, realidade essa da qual a cidade do Porto não é exceção.

Sustentabilidade 

    • Organizações pedem ao Governo “mudança urgente no sistema alimentar” – Uma mudança na alimentação terá um efeito considerável na mitigação das alterações climáticas, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa, indicam cinco organizações que hoje apelaram ao Governo para uma “mudança urgente no sistema alimentar”.

Outros 

    • Setor cervejeiro queixa-se que Orçamento do Estado é “injusto e discriminatório” – Setor cervejeiro nacional defende que o aumento de 4% nos impostos especiais de consumo de cerveja previsto na proposta para o Orçamento do Estado 2023 é “injusto e discriminatório” face ao vinho, que continua com taxa zero de IEC/IABA.

LEIA MAIS AQUI!

PUB

Mais Artigos