Este resumo é exclusivo aos Associados da AHRESP. Para aceder, basta fazer login no site da AHRESP.
Tema do dia
-
- Portugal e Espanha com estratégia comum para turismo nas zonas de fronteira – Ministério da Economia realça que Espanha “é um mercado estratégico para o turismo nacional” e na Cimeira Ibérica vão traçar planos de sustentabilidade turística para inovar os destinos fronteiriços.
Outros
-
- Secretária de Estado do Turismo defende “benefício extra” para nómadas digitais que invistam no interior – Rita Marques defende que os nómadas digitais que queiram investir no interior de Portugal devem ter um benefício extra mensal. A ideia da secretária de Estado do Turismo foi partilhada durante um painel dedicado aos nómadas digitais realizado esta sexta-feira, 4 de novembro, na Web Summit. “Criámos um novo programa de visa para os nómadas digitais, onde basicamente quem quiser viver e investir no interior do país terá um benefício extra por mês”, referiu. Contudo, “a curto prazo este programa poderá vir a causar algum tipo de problemas pelo facto de muitos estrangeiros escolherem Lisboa e Porto como cidades para o teletrabalho e isso irá levar a uma subida dos custos da habitação”, afirmou, destacando que caberá ao Governo procurar soluções para fazer face a esta problemática.
- “Não são incentivos fiscais que atraem mais pessoas para Portugal” – O visto para nómadas digitais despertou uma nova polémica sobre a desigualdade fiscal entre portugueses e estrangeiros que trabalham em Portugal. A secretária de Estado do Turismo não vê qualquer tipo de desequilíbrio entre quem está e quem vem.
- “Portugal está na moda e há cada vez mais americanos a querer mudar-se”, diz cônsul-geral – “Temos também uma procura muito grande de vistos, porque sabemos que Portugal está na moda e cada vez há mais americanos ou residentes nos Estados Unidos que querem mudar-se para Portugal. Portanto, registamos um acréscimo muito grande de trabalho na área dos vistos e foi basicamente nessas duas vertentes que estivemos a trabalhar”, detalhou Luísa Pais Lowe.
- Aumento dos custos por despedimento discutido a 23 de novembro – Ana Mendes Godinho vai abordar o tema do aumento dos custos por despedimento na reunião de concertação social marcada para 23 de novembro (Fonte: site gov.pt) Aumento dos custos por despedimento discutido a 23 de novembro. A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, vai abordar o tema do aumento dos custos por despedimento na reunião de concertação social marcada para 23 de novembro.
Alojamento Local
-
- Europa pode avançar com novas regras para serviços como o Airbnb – A proposta legislativa pode ser apresentada já na próxima semana e terá como objetivo sujeitar todas as empresas do sector aos mesmos requisitos de informação, em todos os países. A Comissão Europeia prepara-se para avançar com uma proposta de regulação para serviços de aluguer de estadias de curta duração, que vai visar plataformas como o Airbnb e outras.
- Fundador da Airbnb: “Pensaram que éramos doidos por pôr estranhos nas casas das pessoas” – Criada em 2007 por três colegas de casa, a Airbnb é hoje uma das empresas de referência na área do turismo. Só no terceiro trimestre, as receitas cresceram 29% para 2,9 mil milhões de dólares e as reservas de quartos e apartamentos/moradias foram de quase 100 milhões.