Este resumo é exclusivo aos Associados da AHRESP. Para aceder, basta fazer login no site da AHRESP.
Temas do dia
-
- Ministério da Economia pondera dar mais autonomia às equipas no estrangeiro do Turismo de Portugal – Governo está a ponderar converter estas equipas em serviços descentralizados do Turismo de Portugal, integrados nas respetivas representações diplomáticas.
- Empresas podem deduzir até 1520 euros por trabalhador no IRC – As empresas que cumprirem os critérios de acesso ao novo incentivo fiscal à valorização dos salários dos trabalhadores, através de aumentos de pelo menos 5,1% no próximo ano, poderão deduzir ao lucro de 2023 um valor máximo de 1520 euros por cada trabalhador. Embora seja esse o entendimento do Governo, a forma como definiu esse limite na proposta de lei do Orçamento do Estado (OE) para 2023 conduz a interpretações diferentes de especialistas em direito fiscal e gera dúvidas junto de algumas das confederações patronais que subscreveram o acordo de concertação social onde está previsto este benefício.
Turismo
-
- Passageiros de cruzeiros em Lisboa sobem 139% em outubro – No acumulado dos primeiros 10 meses do ano, o número de escalas de navios em Lisboa atingiu 269, com um total de mais quase 408,8 mil passageiros. Estes números não são, contudo, comparáveis aos registados no ano passado, já que devido à pandemia a atividade dos cruzeiros esteve suspensa desde o dia 14 de março de 2020 até 17 de maio de 2021.
- Açores eleito por profissionais como destino com maior potencial turístico – Os Açores estão no topo da lista dos 10 destinos turísticos mais subvalorizados e com maior potencial de crescimento, indica um estudo publicado hoje durante a feira internacional World Travel Market (WTM), em Londres.
- Web Summit gera compras e levantamentos de um milhão de euros – e só no recinto do evento – A conclusão é da SIBS: durante os quatro dias da Web Summit, foram feitos levantamentos e compras no valor de 1,029 milhões de euros. Neste período a entidade que gere a rede multibanco registou 84 mil transações com um valor médio de 12,25 euros. Este valor diz respeito apenas ao recinto da Web Summit e não à totalidade da zona circundante, ficando assim de fora hotéis, supermercados e restaurantes do Parque das Nações. Segundo a SIBS, foram usados cartões bancários de 120 nacionalidades e a hora de pico das transações foi às 13:24 do dia 2 de novembro, o segundo dia da Web Summit. Em relação ao ano passado, o número de operações subiu 24,9%.
- Faro arrecadou este ano um milhão de euros com taxa turística – A taxa turística de 1,5 euros por noite é aplicada no município de Faro entre março e outubro de cada ano, por um período máximo de sete noites em cada estadia de hóspedes com idade igual ou superior a 13 anos de idade.