Este resumo é exclusivo aos Associados da AHRESP. Para aceder, basta fazer login no site da AHRESP.
Temas do dia (AHRESP)
Maioria dos restaurantes e hotéis admite que já subiu preços até 20% – e não exclui despedimentos – As empresas de restauração e hotelaria admitem que já tiveram de subir os preços de venda ao público para lidar com a subida de custos e na maioria dos casos, esse aumento, chegou a atingir um máximo de 20%. As conclusões fazem parte de um inquérito realizado em todo o país pela Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) entre 22 de setembro e 10 de outubro. No inquérito, a que a CNN Portugal teve acesso, foram obtidas 473 respostas válidas. No caso do setor da restauração, face ao aumento dos custos, 83% das empresas admitiu que já teve “de aumentar o preço de venda aos seus clientes”, sendo que “na maioria das empresas (88%), os preços praticados subiram até um máximo de 20%”. Já nas empresas de alojamento turístico, mais de metade (69%) reconheceu que teve de aumentar “o preço de venda aos seus clientes, sendo que na sua maioria (85%)” o aumento dos preços também atingiu um máximo de 20%.
Restauração e hotelaria apontam trimestre “preocupante” com aumento de custos – Para 71% das empresas da restauração e 83% das empresas de alojamento, os custos com matérias-primas aumentaram até 50%, segundo um inquérito da AHRESP. Segundo a AHRESP, “para 71% das empresas da restauração, e para 83% das empresas de alojamento, os custos com matérias-primas aumentaram até 50%”, sendo que “a escassez de produtos essenciais também já se faz sentir”, segundo foi “referido por 73% das empresas da restauração e por 26% do alojamento”. A associação disse ainda que “perante este agravamento de custos, a atualização dos preços de venda foi inevitável, com 83% das empresas da restauração e 69% do alojamento a aumentarem os seus preços de venda”, ressalvando que “na restauração (51%) e no alojamento (45%), o aumento não ultrapassou os 10%”.
AHRESP: inflação já ameaça empresas do canal HORECA – O atual contexto de inflação, cuja estatística oficial revela aumentos de 27,6% nos produtos energéticos e de 18,9% nas matérias-primas alimentares, está a ter impactos nefastos nas empresas da restauração, similares e do alojamento turístico.
Turismo
Nunca houve tantos turistas norte-americanos a visitar Portugal – Em setembro foi batido um novo recorde de hóspedes dos Estados Unidos em Portugal. Lisboa, o Norte e o Algarve são os destinos preferidos. Não há dúvidas de que Portugal está a cair nas boas graças dos turistas norte-americanos e os números compravam-no.