O valor atingido no acumulado a outubro de mais 18,6 mil milhões de euros ganha um significado acrescido, uma vez que ultrapassa o total de 18,3 mil milhões de euros registados no total do ano 2019, aquele que foi considerado o melhor ano turístico de sempre.
No entanto, e apesar desta evolução positiva e que parece revelar uma dinâmica de retoma generalizada do mercado, a AHRESP sublinha que as empresas do Canal HORECA (alojamento turístico e restauração e similares), principalmente as micro e pequenas empresas, continuam a enfrentar grandes desafios quanto à sustentabilidade dos seus negócios. O atual contexto económico continua a penalizar fortemente as nossas empresas, com a perda generalizada do poder de compra das famílias, num cenário inflacionista, onde os apoios às empresas não são universais e o endividamento tende a aumentar.
Obviamente que se deseja que o setor siga uma trajetória de crescimento e que supere os níveis da performance turística de 2019, contudo, importa reter que a situação de tesouraria das empresas é hoje muito diferente e muito mais fragilizada comparativamente com o período pré-pandemia.