AHRESP apresenta ROTA GASTRONÓMICA de Castelo Branco na BTL

Mar 17, 2025

A AHRESP apresentou na última edição da BTL a "ROTA GASTRONÓMICA DE CASTELO BRANCO", um projeto em parceria com o município, que valoriza a identidade e autenticidade da gastronomia regional, impulsionando o turismo gastronómico da região durante o evento "Sabores de Perdição"

A Rota Gastronómica de Castelo Branco “250 Anos, 250 Sabores”, que resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Castelo Branco e a AHRESP, em 2022, teve o intuito de alavancar a retoma da economia e apoiar o negócio das empresas de alojamento e restauração e similares e dá agora origem a uma nova iniciativa.

A lista, que agora tem 254 Sabores,  resultou deste projeto conjunto, e que inclui produtos de entre as seguintes categorias: lacticínios; carnes e enchidos; peixes e moluscos; frutas e legumes; vinhos, licores e vinagres; especiarias; doces; cereais e pães e bolos.

Quais o objetivos da Rota Gastronómica?

  • Tornar o concelho e região de Castelo Branco uma verdadeira região gastronómica, ou seja, uma região que ajuda a preservar as tradições culturais e impulsiona a economia local por meio da produção de alimentos típicos e do turismo gastronómico.
  • Promover a gastronomia regional, através da adoção do receituário regional e da utilização preferencial de produtos do concelho e da região.
  • Promover as empresas de restauração e similares aderentes.
  • Atrair turistas e visitantes ao concelho de Castelo Branco, através da criação de uma rede de estabelecimentos de restauração e similares que ofereçam condições vantajosas a quem os visita.

A quem se destina?

RESTAURANTES – Para constituição da Rede de estabelecimentos de restauração e similares aderentes à Rota Gastronómica de Castelo Branco.

CONSUMIDORES – Para potenciar as visitas ao concelho e à região e aumentar o consumo na Rede de estabelecimentos aderentes à Rota. Os consumidores têm direito a um PASSAPORTE, que pode ser levantado no Posto de Turismo e será carimbado por cada restaurante aderente. Depois de preenchido, o seu detentor receberá um prémio.

Condições de adesão dos restaurantes

Só serão aceites nesta Rota, os RESTAURANTES que cumpram os seguintes critérios:

❶ Disponibilizem um Menu Sabor de Perdição ALBICASTRENSE, devidamente identificado como tal, constituído no mínimo por 1 entrada ou sopa, 1 prato principal e 1 sobremesa.

Este Menu tem que ser mantido em permanência na ementa do restaurante durante o período de vigência dos Sabores de Perdição (de 19 a 22 de junho) e até 6 de julho de 2025.

❷ Disponibilizem os seus colaboradores de mesa/bar para a frequência de uma ação de formação com conteúdos de valorização do produto e storytelling, a realizar no 4º trimestre de 2025.

Composição do Menu Sabor de Perdição ALBICASTRENSE:

  • 1 entrada ou sopa

A entrada ou sopa deve conter no mínimo 5 ingredientes que constem da Lista dos 254 Sabores de Castelo Branco.

  • 1 prato principal

Sugestões de pratos principais: cabrito, borrego ou galinha.

  • 1 sobremesa

A sobremesa deve conter no mínimo 5 ingredientes que constem da Lista dos 254 Sabores de Castelo Branco.

Brevemente mais informação.

QUER SER RESTAURANTE ADERENTE À ROTA GASTRONÓMICA DE CASTELO BRANCO?

Contacte a nossa Delegação em Castelo Branco através do telefone 272240920 ou 936509027 ou do email ana.santos@ahresp.com

PUB

Mais Artigos