A GASTRONOMIA PORTUGUESA, um dos pilares da matriz da cultura nacional, foi elevada há 24 anos a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal.
Para celebrar este dia especial, a AHRESP promove a gastronomia portuguesa no dia 26 de julho, na Casa de Espetáculos e da Cultura da Sertã. Este ano, o protagonista gastronómico é o cabrito, com o mote: uma genuína tradição portuguesa.
O Dia da Gastronomia – Património Cultural, um dia que pretende elevar o rico património cultural dos sabores nacionais, vai contar com a participação de professores, investigadores, pastores, cozinheiros, jornalistas e profissionais do setor, em três mesas-redondas cujas temáticas rondam à volta do Cabrito.
A sessão de abertura contará com a presença de Carlos Moura, presidente da direção da AHRESP, Vitor Sobral, vice-presidente da direção da AHRESP, Carlos Miranda, presidente da CM da Sertã, António Henriques, presidente da CM de Castanheira de Pera, João Lobo, presidente da CM de Proença-a-Nova, Paulo César Luís, vice-presidente da CM de Vila de Rei e Pedro Machado, secretário de estado do turismo.
A AHRESP, enquanto entidade promotora da gastronomia e dos vinhos nacionais em Portugal e pelo mundo, volta assim a organizar um evento totalmente dedicado ao que de melhor se produz e confeciona no país e que pretende ser uma autêntica viagem pela história e cultura gastronómica nacional.