Considerando que “Fátima passou, assim, a estar na geografia da AHRESP, pela sua importância, pela sua atração, pelo tecido empresarial que tem nas áreas, muito em particular, no alojamento turístico e na restauração e similares”, o presidente da AHRESP adiantou que a associação pretende “acrescentar valor às empresas, valorizar os artesãos que são os profissionais e contribuir para o sucesso das regiões”. “Isto é bom para as empresas, mas também é bom para as regiões pela atração que podemos proporcionar na qualificação da intervenção de cada um dos nossos empresários, mas também na valorização dos profissionais”, sublinhou ainda.
E esse é igualmente, uma estratégia assumida pelo próprio museu com Miguel Martins a explicar que “a estratégia do Museu da Vida de Cristo passa pela sua abertura à comunidade enquanto um espaço para fazer pontes”.
BTL foi ainda palco da assinatura de protocolos com a CIM Região de Leiria e a CCI Angra do Heroísmo
Com o objetivo de qualificar a oferta e valorizar a gastronomia da região de Leiria, a AHRESP celebrou no mesmo dia, 14 de março, protocolo com Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e a AHRESP, com o objetivo de se implementar programas de formação e capacitação junto estabelecimentos de restauração integrantes na CIMRL.
Esta iniciativa resulta de uma parceria estratégica entre CIMRL e a AHRESP, reforçando o compromisso com a promoção do setor da restauração e a dinamização do turismo gastronómico. “Esta é mais uma das ações previstas na estratégia de qualificação do turismo na região de Leiria, que tem como objetivo promover a riqueza gastronómica e cultural do território, valorizando a qualidade da nossa gastronomia e dos vinhos. Este é um fator competitivo e distintivo da nossa oferta turística”, afirmou Pedro Pimpão, vice-presidente da CIM Leiria na sessão de assinatura do protocolo.
“A restauração é fundamental para o turismo, mas é igualmente essencial acrescentar valor ao setor e à comunidade, promovendo os produtos endógenos. A região de Leiria, em particular, é um destino onde a gastronomia é amplamente reconhecida, seja na cozinha, na doçaria, no serviço ou nos vinhos. Sabemos que estamos sempre bem servidos quando visitamos esta região”, defendeu Carlos Moura, presidente da AHRESP.
No último protocolo celebrado no dia, é reforçada a colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo, uma parceria já existente e que é agora aprofundada.