Óbidos é hoje o verdadeiro epicentro da valorização do chocolate em Portugal. O concelho tornou-se um destino de referência para os amantes do chocolate, também graças ao Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, um evento que atrai milhares de visitantes todos os anos e posiciona Portugal no mapa dos grandes destinos gastronómicos mundiais.
Para consolidar e expandir esta tradição, a nova Plataforma Nacional do Chocolate pretende aprofundar o conhecimento e reconhecimento dos profissionais e das atividades económicas ligadas a este produto nobre. Mais do que um ingrediente apreciado globalmente, o chocolate é um símbolo de artesanato, criatividade e inovação. A nova plataforma reforça o compromisso com a qualidade, sustentabilidade e preservação do património cultural associado à chocolataria.
Esta iniciativa conta com a colaboração de entidades públicas e privadas, nomeadamente produtores, agricultores, distribuidores, prestadores de serviços, comerciantes, municípios, associações, estabelecimentos de ensino e investigação e cidadãos, constituindo-se, cada uma delas, como membros desta Plataforma. A ideia é promover o chocolate enquanto produto de excelência, mas também fomentar o turismo e dinamizar a economia local, reunindo mestres chocolateiros, chefs e produtores para garantir um futuro mais sustentável para a produção e comercialização do chocolate em Portugal.
A AHRESP tem sido uma das entidades mais ativas na promoção e valorização da gastronomia e dos produtos regionais portugueses, reconhecendo no chocolate um dos elementos estratégicos para o desenvolvimento do turismo gastronómico, enquanto Óbidos já conquistou um lugar de destaque no que toca ao chocolate. A nova plataforma surge como uma oportunidade para levar esta tradição ainda mais longe, garantindo que Portugal continua a ser reconhecido não apenas pelo seu vinho, pão e gastronomia, mas também pelo seu chocolate de excelência.
A iniciativa de apresentação da Plataforma Nacional do Chocolate contará, para além da presença do presidente do Município de Óbidos, Filipe Daniel, e do presidente da Direção da AHRESP, Carlos Moura, com a participação dos mestres chocolateiros Bruno Santos (Óbidos Chocolate House), Francisco Siopa (curador do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos e chef no Penha Longa Hotel) e Bruno Marques (formador de Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste de Caldas da Rainha e Óbidos).