Com as primeiras cinco máquinas automáticas de devolução em funcionamento no Bairro Alto, e com mais 17 locais a seguirem-se no início de 2026, Lisboa torna-se uma das capitais pioneiras da Europa a implementar um sistema de reutilização à escala da cidade e com suporte digital. A iniciativa marca um avanço importante para uma cidade mais limpa e circular, juntando-se a Copenhaga, Berlim e Viena e Aarhus, pioneiras na reutilização.
A iniciativa suporta as ambições de Portugal e da União Europeia ao abrigo do Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR), que exige reduções significativas nas embalagens de uso único e a expansão de sistemas de reutilização em toda a Europa. Mas não só.
Como elo de ligação privilegiado aos agentes económicos do canal HORECA, a AHRESP tem trabalhado em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa em diversas frentes, sempre com o objetivo de alinhar os setores da restauração e similares e do alojamento turístico com as necessidades da cidade e dos seus habitantes. Este projeto-piloto é mais um exemplo dessa parceria, unindo esforços em prol de uma cidade mais limpa, sustentável e atrativa.
Porque os resíduos descartados de forma inadequada, como copos descartáveis espalhados por zonas de lazer noturno, afetam não só a imagem dos bares e restaurantes, mas também a de toda a cidade enquanto destino turístico, o sistema CopoMais representa um passo decisivo para aumentar a perceção de qualidade de vida e hospitalidade da cidade, além de constituir um indicador real do bem-estar das comunidades que nela habitam.
OS CINCO LOCAIS DE IMPLEMENTAÇÃO DO COPO MAIS NO BAIRRO ALTO
1. Rua do Diário de Notícias, 3 — Eclipse Bar
2. Rua da Rosa, 43 — Grog’s Bar
3. Rua da Atalaia, 75 — É do Brasil Bar
4. Travessa das Queimadas, 28 — (devolução apenas)
5. Rua do Diário de Notícias, 132 — El Latino Bar
Saiba mais sobre o projeto no site do projeto CopoMais e o envolvimento da AHRESP AQUI






