A parceria transfronteiriça entre as regiões portuguesas do Centro de Portugal, Alentejo e Ribatejo e a região espanhola da Extremadura que hoje foi apresentada no stand da Turismo Centro de Portugal (TCP) “é a maior plataforma turística do mundo”. A afirmação foi da vice-presidente da TCP, Anabela Freitas, no lançamento do projeto no stand da região na BTL, que aproveitou o momento para dar conta das iniciativas previstas para este ano na sua estratégia conjunta de promoção turística, que visa fortalecer a colaboração transfronteiriça a este nível.
As ações previstas para 2025, além da apresentação da estratégia para o mercado ibérico, preveem uma série de ações promocionais, que decorrerão em junho, em Madrid e Lisboa, junto dos meios de comunicação e que terão uma vertente de informação promocional para o público em geral, bem como um encontro empresarial a realizar em Elvas, em novembro, que juntará empresários e administrações do setor turístico do Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura.
“Com esta estratégia, o viajante tem a oportunidade de conhecer dois países diferentes num único destino, algo que é diferenciador dos concorrentes. O trabalho conjunto entre o Alentejo e o Centro de Portugal torna os dois territórios mais competitivos no mercado ibérico e internacional. Portugal e Espanha juntos torna estes dois países o principal mercado de turistas internacionais do mundo”, destacou Jesús Viñuales, diretor do Turismo da Extremadura.
Jorge Loureiro, vice-presidente da Direção da AHRESP e da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal), afirmou que “este consórcio tem tudo para dar certo. É trabalhoso, há visões próprias de cada região envolvida, mas o que se conseguiu materializar e consubstanciar hoje, aqui, é um sinal muito positivo”.