As novas tendências para as zonas rurais abordam novos desafios, mas também grandes oportunidades. Analistas, operadores, agentes privados e públicos e, sobretudo, turistas concordam no reconhecimento de que o turismo no interior exige espaços para a criação e expansão de iniciativas empresariais que, por um lado, complementem e diversifiquem a oferta regional existente e, por outro, promovam e concretizem.
Contudo, o Presidente do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre, uma das regiões com mais baixa densidade populacional do país, refere em entrevista, a dificuldade dos empresários em recrutar pessoas em diversos setores.
Se antes da pandemia a escassez de recursos humanos especializados era o grande obstáculo face à procura que o destino Portugal tinha, agora a realidade é outra e as empresas turísticas são confrontadas com um novo obstáculo: a dificuldade em recrutar.
É urgente a criação de mecanismos que motivem, apoiem e facilitem a contratação e qualificação de recursos humanos, dado que as pessoas são o ativo mais importante em qualquer atividade, em particular no turismo.
Com este colóquio, a autarquia de Alter do Chão pretende promover experiências e vivências, dirigidas principalmente a alunos da área de turismo e sensibilizá-los para a importância do turismo no meio rural, na nossa economia e nos pais. Acreditamos, por isso, que será muito útil e motivadora esta partilha de experiências de trabalho entre os principais intervenientes da comunidade.