Excerto da entrevista de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.
“Vamos entrar na época alta, e os empresários já se queixam que não têm trabalhadores. O mercado vai exigir que as empresas continuem a elevar os salários e andam a contratar trabalhadores uns aos outros. Há empresas que têm que fechar a dias de semana ou até aos fins de semana porque não têm trabalhadores. Há empresas que só dão almoços ou só dão jantares. E até há negócios que estão parados.
“As dificuldades que os empresários têm na contratação dos imigrantes não se resolveu. Já temos cerca de 120 mil imigrantes a trabalhar só na restauração e no alojamento. Sem estes 120 mil imigrantes a situação seria bem pior. O maior problema que todos os dias as empresas nos relatam é o da falta de trabalhadores”
“Os setores da restauração e da hotelaria não podem continuar a aumentar salários e continuarem estrangulados com custos de contexto.
“As empresas não têm alternativa, mas as mais pequenas não vão conseguir pagar esses salários. O Estado tem de fazer a sua parte, tem de fazer uma revisão em baixa dos impostos, sobretudo no rendimento do trabalho.”