ANTENA 1 e JORNAL DE NEGÓCIOS | Ana Jacinto pede alívio da carga fiscal porque as empresas estão “sufocadas”

Mai 29, 2024

Na 'Conversa Capital", Ana Jacinto destacou em entrevista à Antena 1 e Jornal de Negócios a persistente falta de trabalhadores nos setores da restauração e do alojamento turístico. Mencionou ainda que os empresários, principalmente os que têm nano e micro negócios, enfrentam dificuldades com os custos salariais e pediu alívio fiscal e flexibilização das leis laborais

Excerto da entrevista de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.

“Vamos entrar na época alta, e os empresários já se queixam que não têm trabalhadores. O mercado vai exigir que as empresas continuem a elevar os salários e andam a contratar trabalhadores uns aos outros. Há empresas que têm que fechar a dias de semana ou até aos fins de semana porque não têm trabalhadores. Há empresas que só dão almoços ou só dão jantares. E até há negócios que estão parados.

“As dificuldades que os empresários têm na contratação dos imigrantes não se resolveu. Já temos cerca de 120 mil imigrantes a trabalhar só na restauração e no alojamento. Sem estes 120 mil imigrantes a situação seria bem pior. O maior problema que todos os dias as empresas nos relatam é o da falta de trabalhadores”

“Os setores da restauração e da hotelaria não podem continuar a aumentar salários e continuarem estrangulados com custos de contexto.

“As empresas não têm alternativa, mas as mais pequenas não vão conseguir pagar esses salários. O Estado tem de fazer a sua parte, tem de fazer uma revisão em baixa dos impostos, sobretudo no rendimento do trabalho.”

PUB

Mais Artigos

Cuidar de quem cuida de nós

Cuidar de quem cuida de nós

Foi com esse espírito que a AHRESP desafiou a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) a estabelecer um protocolo de cooperação. O objetivo é, com planeamento, garantir que, nas situações mais críticas — incêndios florestais, catástrofes naturais ou acidentes de grande...