Veja AQUI a sessão Gastronomia Centro de Portugal – o que está a acontecer?
E a entrevista ao Chef Digo Rocha AQUI
A restauração e os vinhos estão no centro da Gastronomia em Portugal: hoje, é unânime, internacionalmente, a relevância deste produto turístico e o seu potencial de captação de turismo e a capacidade de enriquecer e proporcionar experiências únicas a quem nos visita. A AHRESP e a Turismo Centro de Portugal identificaram este ativo e perceberam a necessidade de apostar na organização e na capacitação das pessoas e das suas organizações. Esse trabalho começou com o Programa da AHRESP, em parceria com o Turismo de Portugal, Seleção gastronomia e Vinhos
Nesta Sessão Paralela 2, refletiu-se sobre a importância da gastronomia e vinhos na potenciação das experiências dos turistas e a vontade de incentivar projetos com forte identidade nacional.
“O Programa Seleção da Gastronomia e Vinhos, que começa em Viseu há 5/6 anos, foi um bom formato de capacitação, formação, organização, para mobilizar os empresários e toda a sua operação para a melhoria de oferta das suas propostas. Isso foi feito com grande êxito e teve logo nessa 1ª edição na região de Viseu-Dão-Lafões, entre quase 70 aderentes, mais de 30 restaurantes certificados. Coimbra não era a melhor referência de gastronomia, mas este processo levou a que tivesse sido a Capital Europeia da Gastronomia e isto faz toda a diferença no território. Hoje são mais de 100 restaurantes que passaram por este processo. E isto tem naturalmente um impacto no destino, ao enriquecer a experiência de que nos visita, em que a associação do vinho e da gastronomia é central para os pequenos projetos hoteleiros. Não há nenhum projeto hoteleiro que sobreviva só a vender quartos”
“Há cada vez mais no nosso território, cozinhas do mundo e o caminho que eu gostaria de ver era mais cozinhas clássicas portuguesas com aquelas receitas antigas, falamos de produtos, mas também de receituários que deveríamos recuperar. Acho que este é que é o caminho”
“O vinho tem uma mistura de ciência e de algo muito subjetivo, que é a arte: por isso a combinação destes dois fatores podem gerar inúmeras combinações, as pessoas têm de admitir que não sabem tudo e têm que continuar a aprender para saber. É importante os profissionais terem esta postura, mas é igualmente importante centrarem o cliente no foco do seu serviço: e nem todos os clientes querem saber tudo sobre vinho, apenas querem um aconselhamento do vinho apropriado para a refeição ou situação em que se encontram”
“A região Centro é a única do País onde a cerveja é um produto típico. A Praxis é um legítimo herdeiro deste património e ao mesmo tempo sente a responsabilidade de educar com base nesta autenticidade de um produto, uma região, uma academia que é Coimbra”