Elisabete Ferreira: Parabéns à Melhor Padeira do Mundo de 2024

Out 30, 2024

A AHRESP felicita, com grande orgulho, Elisabete Ferreira, da Padaria Pão de Gimonde, no distrito de Bragança, que acaba de ser consagrada "Melhor Padeiro do Mundo 2024" pela International Union of Bakers and Confectioners. Este prémio reconhece o trabalho incansável de Elisabete na valorização do pão artesanal e a sua dedicação em promover o valor da panificação tradicional portuguesa

Tratando-se da primeira mulher a receber esta distinção, o prémio simboliza as mulheres da panificação e o valor do pão tradicional, que atravessa gerações, e leva ao mundo o prestígio do pão feito em Portugal. A Padaria Pão de Gimonde é conhecida pelas suas receitas autênticas, incluindo pão de centeio, pão de trigo-sarraceno e nozes e a tradicional bola de carne transmontana, produtos que são um tributo à rica tradição regional.

Para a AHRESP, este é também um momento de celebração e de reafirmação do compromisso com a valorização do pão tradicional português, como exemplificado pela recente criação da Plataforma Nacional do Pão (PNP). Este projeto, que visa a certificação e promoção do Pão de Portugal, reflete a importância deste alimento, que atravessa crises e tempos de abundância, e que merece reconhecimento e valorização pela sua identidade cultural e valor nutricional.

Elisabete Ferreira, 46 anos, herda dos avós um legado familiar de panificação e uma paixão pela arte de amassar e inovar, que começou aos oito anos. Ao longo do tempo, aprimorou o seu saber com uma licenciatura em Gestão e uma formação especializada no Centro Tecnológico de Cereales de Castilla y León, em Espanha, uma sucursal da Richemont Craft School, com sede na Suíça que integra os métodos mais avançados de padaria e confeitaria do prestigiado instituto.

Além disso, preside o Clube Richemont em Portugal, comprometido com o lema “Aprender, Ensinar, Partilhar”, e colabora com várias universidades na investigação sobre cereais e métodos de panificação.

Que o exemplo de Elisabete Ferreira inspire todos os padeiros e conserve viva a nossa herança de panificação, promovendo a inovação sem perder de vista as nossas raízes.

A AHRESP agradece ainda a colaboração de Elisabete Ferreira em diversas iniciativas e eventos que a associação tem vindo a organizar na área da gastronomia em geral, e do pão em particular.

PUB

Mais Artigos