O Banco de Portugal melhorou as perspetivas de crescimento do PIB deste ano para 6,7%
De acordo com as estatísticas apresentadas no Boletim Económico de Outubro divulgadas pelo Banco de Portugal, há uma perspetiva de crescimento do PIB em 0,4 p.p. face a junho, para 6,7%, onde se destaca a recuperação do turismo e do consumo privado como um dos grandes impulsionadores para a sustentabilidade da economia portuguesa. Contudo, para 2023 prevê-se um abrandamento do crescimento económico face a 2022, efeito decorrente da agressão militar russa na Ucrânia que foi já causando diversos efeitos negativos ao longo do corrente ano, e que se estima que sejam mais notórios em 2023.
Fonte: Banco de Portugal
A previsão da Taxa de Inflação deste ano é revista em alta, de 1,9 pontos percentuais (p.p.), para 7,8%, divulga o Banco de Portugal
Segundo, ainda, o Boletim Económico de outubro, destaca-se a previsão do índice harmonizado de preços no consumidor que deverá atingir 7,8% este ano, uma revisão em alta comparativamente aos 5,9% previstos em junho, embora esteja abaixo da previsão para a zona euro. A contribuir para este cenário estão as crescentes pressões externas sobre os preços que se mantêm altas, apesar de alguns sinais de alívio no segundo semestre.
Fonte: Banco de Portugal