Governo estabelece medidas de apoio às empresas devido ao aumento dos preços da energia 

Out 4, 2022

Conheça as medidas previstas para garantir a liquidez das empresas face aos aumentos de energia, em especial das empresas de pequena e média dimensão, e o seu acesso a financiamento

O contexto geopolítico na Europa motivou a emissão, pela Comissão Europeia, da Comunicação 2022/C 131 I/01, intitulada Quadro temporário de crise relativo a medidas de auxílio estatal em apoio da economia na sequência da agressão da Ucrânia pela Rússia. A comunicação prevê medidas para garantir a liquidez das empresas, em especial das empresas de pequena e média dimensão, e o seu acesso a financiamento. 

Neste âmbito, o Conselho de Ministros tem vindo a aprovar uma série de medidas, e, entre elas, estão medidas que têm em conta a intrínseca relação entre a mitigação do impacto dos custos energéticos e a promoção da eficiência energética e medidas especificamente dirigidas à formação e requalificação de trabalhadores de empresas direta ou indiretamente afetadas pelo aumento dos custos de energia e de desempregados, de forma a prevenir o desemprego, promover a manutenção dos postos de trabalho e estimular a criação de emprego.  

E, mais recentemente, através Resolução do Conselho de Ministros n.º 87/2022, acrescentou medidas que são cumulativas ou prorrogam, conforme os casos, as medidas atualmente em vigor, nomeadamente de carácter fiscal, de apoio à inovação e à mitigação do aumento dos preços dos combustíveis.  

Confira essas medidas AQUI 

PUB

Mais Artigos

Cuidar de quem cuida de nós

Cuidar de quem cuida de nós

Foi com esse espírito que a AHRESP desafiou a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) a estabelecer um protocolo de cooperação. O objetivo é, com planeamento, garantir que, nas situações mais críticas — incêndios florestais, catástrofes naturais ou acidentes de grande...