Mário Pereira Gonçalves homenageado nos Prémios AHRESP

Jul 6, 2022

Na gala dos Prémios AHRESP que se realizou na passada sexta-feira, o ex-presidente da AHRESP foi homenageado com a atribuição do PRÉMIO EXCELÊNCIA. O comendador Mário Pereira Gonçalves foi presidente da AHRESP aproximadamente quatro décadas, tendo renunciado ao cargo muito recentemente. Mário Pereira Gonçalves constitui um verdadeiro exemplo de liderança associativa e de personalidade incontornável do Turismo em Portugal. Conheça a história por trás do empresário.

Comendador Mário Pereira Gonçalves | Distinguido nos Prémios AHRESP 2022 com o PRÉMIO EXCELÊNCIA

No vídeo apresentado na gala dos Prémios AHRESP 2022, várias personalidades do Turismo e do mundo empresarial em Portugal deixaram a sua homenagem

Mário Pereira Gonçalves nasceu a 6 de Agosto de 1939, natural da aldeia de Porto Castanheiro, freguesia da Teixeira, concelho de Arganil. O primeiro trabalho foi nos serviços florestais, no concelho de Arganil, como aguadeiro. Veio trabalhar para Lisboa com 13/14 anos num lugar de frutas, durante 2 anos. Mais tarde, foi trabalhar para a Pastelaria Imperial, na Rua António Pereira Carrilho. Aos 16 anos, colaborou com a Pastelaria Folquense, na Rua da Lapa. Depois, a Pastelaria Smarta, na Rua Barata Salgueiro. Aos 18 anos, foi para a Pastelaria Estrela da Manhã, na Rua de S. Paulo, período durante o qual cumpriu o serviço militar. Aos 23 anos estabeleceu-se, pela primeira vez, iniciando o seu percurso de empresário até aos dias de hoje, no Brasil Bar, na Av. de Roma. Em 1964, abriu a Pastelaria Namur, na Av. Defensor de Chaves. Em 1966, abriu a Pastelaria Fóia, no Campo de Santana. De seguida a Pastelaria Sol Parque, na Rua da Artilharia 1, e as Estrelas Brilhantes, em Campo de Ourique, sempre em Lisboa. Após este período, instalou-se na Pastelaria O Dino, no Conde Redondo. Seguiram-se: Pastelaria Bijou, na Av. da Liberdade, Pastelaria Sequeira e Pastelaria Versailles, que mantém. Foi ainda sócio do Restaurante Galão, da Pastelaria Sena, Pastelaria São Brás (Casal de S.Brás – Amadora) e da Pastelaria Estrela da Estefânia.

ANTÓNIO SARAIVA | Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

“Mário Pereira Gonçalves realizou um trabalho ímpar no associativismo português. A Mário Pereira Gonçalves devo os ensinamentos de moderação e equilíbrio que deve ter um dirigente associativo” 

FRANCISCO CALHEIROS | Presidente da CTP – Confederação do Turismo de Portugal

“Homem com muito caráter, grande compromisso. (…) Foi um exemplo no associativismo”

JOÃO VIEIRA LOPES | Presidente da CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal

“É perfeitamente justa esta homenagem, que se impunha, e que constitui uma prova de responsabilidade e de agradecimento por parte de todos aqueles que ao longo dos anos com ele colaboraram”

JORGE ROCHA DE MATOS | Presidente da Fundação AIP

“Mário Pereira Gonçalves é um exemplo. No campo associativo fez um trabalho extraordinário na AHRESP, que é uma referência no associativismo empresarial”

Recebeu a distinção de Comendador no ano de 2000, atribuída pelo então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. Presidiu à FERECA – Federação da Restauração, Cafés, Pastelarias e Similares de Portugal (2 mandatos). Foi fundador do CFPSA – Centro de Formação para o Sector Alimentar, representando desde então no Conselho de Administração, as Associações Empresariais protocoladas. Presidiu a duas feiras HOREXPO, em 2006 e 2008. Foi Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Turismo do Alentejo. Foi membro de vários órgãos e instituições. Foi Presidente da Direção da ARESP – Associação da Restauração e Similares de Portugal, entre 1983 e 2008, e da AHRESP– Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, de 2008 a 2022 (39 anos).

VÍTOR NETO | Vice-Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

“Homem sincero e frontal, empresário corajoso, dirigente empresarial competente e determinado”

ATILIO FORTE | Consultor, Empresário e ex-Presidente da CTP e da APAVT

“Alguém com ímpares qualidades humanas – leal, íntegro, determinado. Não posso deixar de recordar o papel incontornável que teve no diálogo social do turismo. O Turismo deve muito ao nosso presidente Mário Pereira Gonçalves. Portugal deve-lhe muito” 

MÁRIO ASSIS FERREIRA | Presidente do Conselho de Administração da Estoril-Sol

“A AHRESP a ele deve seguramente todo esse processo de transformação que a transformou na maior e mais representativa associação empresarial. Falar de Mário Pereira Gonçalves é falar desse indómito empresário associativo que deixa uma luminosa trajetória que nos serve a todos de exemplo” 

 

PUB

Mais Artigos