Marque na agenda: Vê Portugal – 8º Fórum de Turismo Interno | Tomar

Mai 30, 2022

'Vê Portugal' – 8º Fórum de Turismo Interno decorre de 06 a 09 de junho 2022, em Tomar. “A Era pós-COVID-19 e o Turismo: olhos postos no futuro” é o tema desta edição

Com o adiamento da edição do Vê Portugal em 2020, da realização via streaming da sua 7.ª edição em 2021, em 2022 o ‘Vê Portugal – 8.º Fórum Turismo Interno’ vai decorrer em Tomar, numa organização em estreita parceria com o Município. Conta, igualmente, com o apoio do Turismo de Portugal, IP, e do Instituto Politécnico de Tomar.
Ana Jacinto, Secretária-geral da AHRESP, participa como oradora no Painel 2 sobre O Capital Humano nas Organizações: impactos e mudanças.
Para além dos dois ou três dias que os congressistas passam no território, também se promovem visitas guiadas aos principais ativos turísticos dessa região. Deste modo, no último dia do “Vê Portugal”, irá realizar-se um post tour por Tomar, dirigida a jornalistas, operadores turísticos, convidados/oradores.
Para a edição do Vê Portugal em 2022, prevê-se um importante update ao formato deste fórum, com a implementação de reuniões B2B, no dia 06 junho, das 16h00 às 18h30, no Hotel dos Templários, em Tomar.
Serão convidados a participar em reuniões B2B, por um lado, os agentes de oferta turística (empreendimentos turísticos e empresas de animação turística) da sub-região do Médio Tejo; por outro lado, operadores turísticos nacionais e agentes de viagens.
Veja o vídeo sobre a conferência do Turismo do Centro e consulte o programa completo, onde dispõe o link para inscrição.

Otimismo para 2022

No que respeita ao Centro de Portugal, os indicadores provisórios do INE mostram que, entre janeiro e novembro 2021, esta região registou 4,1 milhões de dormidas, face a 3,2 milhões no mesmo período de 2020. Houve uma recuperação evidente, na ordem dos 28%, que está na base do otimismo cauteloso com que é encarado o ano de 2022.  Recorde-se que, no mesmo período de 2019, O Centro de Portugal registou 6,7 milhões de dormidas – ou seja, há muito para recuperar este ano e nos próximos. Em particular, o verão de 2021 foi muito positivo para a região, com taxas de ocupação, em muitos destinos, a aproximarem-se dos níveis pré-pandémicos. Nomeadamente, os destinos de interior, como a Serra da Estrela ou a Beira Baixa registaram operações muito positivas.

Num contexto de pandemia, o Turismo Interno revelou-se, uma vez mais, um mercado essencial para o turismo português em 2021. O mercado interno assegurou bem mais de metade das dormidas registadas em Portugal no mês de agosto, registando o valor mensal mais elevado de que há registo: 4,2 milhões de dormidas num mês em que o alojamento turístico atingiu 7,5 milhões.

Este é um dado que revalida a estratégia definida pela Turismo Centro de Portugal que, desde 2015, promove anualmente, o maior fórum dedicado à discussão desta temática. Agora será, mais do que nunca, fundamental continuar a desenvolver ações que potenciem a discussão e a concertação ao redor dos principais temas associados ao turismo interno, trazendo para a ribalta esta discussão.

PUB

Mais Artigos