Foi publicado o Despacho nº 3637/2024, de 4 de abril, referente à implementação do sistema Nutri-Score como medida de saúde pública de promoção de alimentação saudável. Apesar da adesão a este sistema pelos operadores económicos ser opcional, o despacho não esclarece o que acontece a quem já utiliza outro esquema nutricional.
O Nutri-Score (NS) é um sistema de avaliação de perfis nutricionais que se encontra localizado na frente das embalagens. Este sistema é constituído por uma escala de cinco cores, desde o verde-escuro, para os produtos alimentares com a qualidade nutricional mais elevada, até ao vermelho, para produtos com qualidade nutricional mais baixa, associado a letras de A a E, respetivamente.
Trata-se de um sistema que pretende ajudar na tomada de decisão dos consumidores, e que tem vindo a influenciar o seu comportamento de compra. No entanto, também tem gerado alguma controvérsia.
Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em 2021, destacou algumas das limitações do Nutri-Score, particularmente em relação à sua capacidade de fornecer uma avaliação completa da qualidade nutricional dos alimentos. Embora muitos produtos possam ter uma classificação favorável no Nutri-Score (como A ou B), isso não garante que esses produtos atendam aos valores de referência nutricional recomendados em outras métricas, como os limites de açúcar e sal estabelecidos pela Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS).
Esse facto ressalva a importância de uma abordagem abrangente para a promoção de escolhas alimentares saudáveis. A educação alimentar, a promoção da literacia nutricional e o incentivo aos consumidores para lerem os rótulos dos alimentos são elementos fundamentais nesse processo. Os consumidores devem ser capacitados para compreender não só o Nutri-Score, mas também outras informações presentes nos rótulos, a fim de fazerem escolhas informadas e equilibradas em relação à sua alimentação.
Além disso, é crucial que o sistema Nutri-Score seja continuamente revisto e aprimorado com base em evidências científicas atualizadas, a fim de garantir sua eficácia e precisão na avaliação da qualidade nutricional dos alimentos.