Revelados os vencedores da 6ª edição dos Prémios AHRESP 2022, que distingue as melhores empresas, instituições, estabelecimentos, regiões, eventos e profissionais dos setores da Restauração, Alojamento e Promoção Turística em Portugal, é hora de conhecer um pouco da sua história.
Após a eleição através das votações do público e dos jurados, eis os vencedores das 12 categorias:
Conceito inovador | CASA DAS LETRAS
.
Revelação Gastronómica | REI DOS LEITÕES
O Rei dos Leitões, na Mealhada, é um restaurante especializado em leitão. O restaurante tem várias sugestões de cozinha tradicional, mas o leitão é o Rei da casa, que mantém a tradição de bem acolher os seus clientes e amigos como se fosse em sua casa. Nota diferenciadora para os fornos aquecidos com madeira e casca de eucalipto que tornam os pratos ainda mais especiais.
Produto do Ano: AZEITE DISTINTUS
Distintus é uma história de paixões, contada a partir do século XIX, numa pequena aldeia do Norte de Portugal. Duas famílias com os seus lagares próprios, mas com a mesma paixão: o azeite. Quis o destino que ficassem unidas para sempre através de uma história de amor. Os lagares situam-se em Campo de Víboras, na região DOP de Trás-os-Montes, que nasce fresco, suave, com notas finais de amêndoa e noz.
Serviço do Ano: MADEIRA ACESSÍVEL BY WHEELCHAIR
A Madeira Acessível By Wheelchair é uma empresa dedicada a passeios e serviços para pessoas com mobilidade reduzida, em cadeira de rodas, desde o hotel adaptado aos tours regulares. Os promotores acreditam que viajar é para todos e que o impossível será possível.
Projeto de Solidariedade: RENOVAR A MOURARIA
A Associação Renovar a Mouraria é uma organização privada sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública, criada em 2008 com o objetivo de revitalizar o bairro histórico da Mouraria, em Lisboa, a nível social, cultural, económico e turístico. Pretende estabelecer um elo entre as pessoas que participam, criando uma dinâmica comunitária, aproximando os moradores uns dos outros e, ao mesmo tempo, realçando a necessidade de sustentabilidade para este bairro.
Sustentabilidade Ambiental: NATURA GLAMPING (Gardunha)
O Natura Glamping pretende responder a um cliente exigente, que procura autenticidade nos destinos aliado ao conforto de um espaço sofisticado: contemplar e vivenciar a Natureza em pleno, num respeito mútuo e em contacto direto com a Biodiversidade. Situa-se num local privilegiado da Serra da Gardunha, a 925 metros de altitude, com uma vista esplendorosa sobre a Cova da Beira e a Serra da Estrela, está devidamente integrado no meio envolvente e na comunidade e pratica um Turismo de Natureza de elevada qualidade.
Novo Talento: CHEF RUI LIMA SANTOS
Natural de Santarém, Rui Lima Santos tem uma forte ligação ao Ribatejo. Foi ali que ganhou paixão pela cozinha, ao crescer com as suas avós e mãe, com quem aprendeu algum do receituário tradicional português. Estreou-se em 2011 no Restaurante Kook, em Santarém, mas foi em Lisboa que se fixou, ao apostar no conceito Wasabi Sushi Bar, com três quiosques, primeiro, e depois um restaurante. Em 2020, ano de pandemia, elegeu Fátima para se “reencontrar” e abrir o Avesso, um espaço de takeaway de sushi. Preparava-se para abrir o seu negócio a solo, em Santarém, quando foi convidado pelo amigo Manuel Vargas para liderar a cozinha do carismático Oh! Vargas, na capital ribatejana, o que aconteceu em 2021, volvida uma década de carreira.
Projeto Media: DOURO WORLD HERITAGE
Falar do Douro não é falar apenas de um rio ou de uma região: é a referência a toda a sua história e das suas gentes, das gerações de mulheres e homens que ao longo dos séculos construíram um cenário inesquecível e uma forma de vida num imenso território de solo duro e pouco arável. É neste contexto que emerge o douroworldheritage.com. O projeto assumiu um papel preponderante no desenvolvimento da região do Douro, disponibilizando em simultâneo uma perspetiva do grande País que é Portugal. Assim, os seus promotores criaram um portal diferente e distinto para ser vivido, sentido e partilhado.
Destino Revelação: BAIÃO
Baião é o primeiro Município Português distinguido como Destino Turístico Sustentável, uma distinção reconhecida pela organização internacional Global Sustainable Tourism Council, criada com o apoio das Nações Unidas. Fruto da estratégia de desenvolvimento dos ativos turísticos, promovida pelo Município de Baião em parceria com os operadores turísticos locais, o número de dormidas tem vindo a crescer de forma progressiva. O objetivo é reforçar Baião como um território de referência como destino turístico sustentável.
Entidade Formadora: ESCOLA PROFISSIONAL DE HOTELARIA E TURISMO DE LISBOA
A Escola profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EPHTL) foi criada há mais de 20 anos e é hoje uma incontornável referência na formação de profissionais nas áreas da hotelaria e da restauração, em Lisboa ou na Póvoa de Santa Iria, onde decorre a formação. As formações em ambiente de restaurante, com os seus restaurantes pedagógicos, permitem uma proximidade muito vantajosa dos alunos ao ambiente real de trabalho.
Estabelecimentos com História: RESTAURANTE PORTO SANTA MARIA
Falar do Restaurante Porto Santa Maria é, de certa forma, revistar a história do Guincho, com a sua vista esplêndida sobre o mar. Desde 1947 que este restaurante está intimamente ligado ao Guincho e a Cascais. Hoje, volvidos quase 75 anos, o Porto Santa Maria é uma referência, um porto seguro da gastronomia de alta qualidade.
Evento do Ano: FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA DE SANTARÉM
Em virtude da sua localização privilegiada no coração da lezíria ribatejana, uma paisagem cultural associada ao Rio Tejo, em Santarém a agricultura desenvolveu-se ao longo dos séculos, sendo globalmente conhecida pelos terrenos férteis. Deste modo, Santarém, como entreposto agrícola e comercial, está associada a feiras seculares, com uma ligação ancestral à alimentação e gastronomia. Desenvolveram-se vários tipos de dinâmicas nacionais e internacionais, tendo o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém garantido a presença de todas as regiões do país ao longo do tempo, de vários países lusófonos e europeus, numa oferta qualificada e diversificada.