Programa | 2ª edição do Dia da Gastronomia a 26 de julho na Sertã

Jul 22, 2024

Na sua 2.ª edição, o evento Dia da Gastronomia – Património Cultural representa um dos objetivos da atividade da AHRESP, na promoção da gastronomia e dos vinhos nacionais. Conheça o programa deste ano, em que o CABRITO é o alimento em destaque. É sobre ele que vamos falar nas mesas-redondas com convidados de diversas áreas

A AHRESP vai realizar, em parceria com a Câmara Municipal da Sertã, o Dia da Gastronomia – Património Cultural, no dia 26 de julho, na Casa de Espetáculos e da Cultura da Sertã. Esta é a 2.ª edição do evento, que assinala a data em que a gastronomia foi elevada a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal, em 26 de julho de 2000. Este evento reflete um dos objetivos da AHRESP: promover a gastronomia e os vinhos nacionais como valores estratégicos para o Turismo.

O Dia da Gastronomia – Património Cultural terá início pelas 10h00, com a participação de Carlos Moura, presidente da direção da AHRESP, Vitor Sobral, vice-presidente da direção da AHRESP, Carlos Miranda, presidente da CM da Sertã, António Henriques, presidente da CM de Castanheira de Pera, João Lobo, presidente da CM de Proença-a-Nova, Paulo César Luís, vice-presidente da CM de Vila de Rei e Pedro Machado, secretário de estado do turismo.

A primeira mesa-redonda do evento está programada para as 10h45, com o tema “Há cerca de 200 mil anos…”.

Esta sessão proporcionará aos participantes uma viagem do passado ao presente, destacando a importância da caprinocultura e da pastorícia para a sustentabilidade dos ecossistemas e a preservação da cultura gastronómica da região beirã.

Contará com a participação do pastor João Pires, do presidente da Aguiar Floresta, Duarte Gomes Marques, e do professor e investigador Rui Lopes.

Pelas 12h00, a  2ª mesa-redonda com o tema “Basta escolher o acompanhamento” abordará a importância do cabrito na dieta mediterrânea. Esta sessão contará com a participação de Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa da Nutrição, Alexandra Fernandes, diretora no matadouro Ribasabores, e Telma Santos, gestora do projeto DOM Casel Iguarias.

A discussão incidirá sobre a importância desta proteína na alimentação e na performance do nosso organismo, o seu papel e relevância nas Dietas Mediterrânea e Atlântica, e as principais razões para um consumo equilibrado de carne. Serão exploradas as diferenças e benefícios das várias tipologias de carne – carnes brancas e carnes vermelhas.

Haverá ainda uma troca de ideias sobre os processos de produção do cabrito, num debate aberto que abordará o bem-estar animal, a qualidade do produto e a sustentabilidade.

Os chefs Vítor Sobral e João Ribeiro, acompanhados por Joana Pereira, proprietária do restaurante Casa da Ti Augusta, e pelo jornalista Edgardo Pacheco, participarão, pelas 15h00, na mesa-redonda com o tema “Assado, guisado ou grelhado?”.

Esta sessão proporcionará uma abordagem aprofundada sobre o papel do cabrito na gastronomia portuguesa, explorando as diferentes tipologias de carne, cortes, boas práticas na preparação e os enchidos como referência gastronómica nacional, assim como novas tendências gastronómicas.

O evento encerrará com a confeção e degustação de cabrito no forno comunitário da Sertã, a partir das 16h30.

A AHRESP volta a organizar um evento totalmente dedicado ao que de melhor se produz e confeciona em Portugal, proporcionando uma autêntica viagem pela história e cultura nacional.

 

 

 

 

PUB

Mais Artigos