O projeto RedFruit4Health, uma parceria academia-empresas, liderada pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG), está a desenvolver uma bebida funcional à base de cereja, mirtilo e respetivos subprodutos e prevê a criação de menus saudáveis inspirados na dieta mediterrânica para serem acompanhados pela nova bebida. O objetivo é que estes menus, que também incluirão produtos endógenos da região, sejam integrados na restauração local e em cantinas escolares.
Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o projeto RedFruit4Health conta com a parceria da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal – AHRESP, entre outras entidades.
Numa base de economia circular e segundo as lógicas de zero desperdício e zero resíduos, a equipa de investigação do IPG está a trabalhar em parceria com as produtoras agrícolas Cerfundão e Beira Berry, e com a 7.cbafruit, empresa que produz e distribui sumos de fruta.
O projeto tem ainda como parceiros a Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, o Pólo de Inovação da Covilhã, a INOVA+, a Associação de Agricultores para Produção Integrada de Frutos de Montanha, o laboratório Egianálise, o grupo hoteleiro Esquila Real e os restaurantes Tertulimbatível e Nevão de Estrelas.
Consulte mais informação em: https://politecnicoguarda.pt/projetos_investigaca/redfruit4health/.