RTP3 | “A subida de juros e inflação tem um efeito ciclone que pode ser devastador para este setor”, diz Ana Jacinto

Nov 9, 2022

Em entrevista ao 'Tudo é Economia", na RTP3, a secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, fala sobre a situação dos setores de atividade da restauração e do alojamento turístico no contexto inflacionista inédito desde há 30 anos. Antecipando um cenário que pode vir a ser devastador para as empresas nos próximos meses, sinaliza a necessidade de apoiar as atividades HORECA em várias frentes, reportando as 25 medidas propostas pela Associação, ainda antes da apresentação do Orçamento do Estado 2023

Em entrevista ao ‘Tudo é Economia”, na RTP3, a secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, fala sobre a situação dos setores de atividade da restauração e do alojamento turístico no contexto inflacionista inédito desde há 30 anos. Mesmo com o pico do verão a registar resultados muito favoráveis para as empresas, o período positivo não é suficiente para colmatar mais de dois anos de quebras na tesouraria e endividamento, que se somam a este “inverno” inflacionista. As empresas não estão a imputar ao consumidor final o valor da subida dos custos de matérias-primas e energia.

No último inquérito periódico que a AHRESP realizou para monitorizar a atividade das empresas HORECA, “o setor da restauração já acusava, em setembro, o impacto grande no aumento das matérias-primas na ordem dos 26 a 50% ou mais. 74% das empresas diziam que estavam a ter quebras na procura”, afirma Ana Jacinto. Também cerca de metade das empresas do setor do alojamento turístico, no mesmo período responderam que estavam já a sofrer aumentos das matérias-primas na ordem dos 40%.

“A subida de juros e inflação tem um efeito ciclone que pode ser devastador para este setor”, diz a secretária-geral da AHRESP. Por isso, mesmo antes da apresentação do Orçamento de Estado a assinatura do acordo de rendimentos a Associação tomou a dianteira e fez um conjunto de 25 propostas que para nós é crucial para apoiar as empresas no contexto económico atual“, adianta ainda Ana Jacinto.

Veja a entrevista e conheça as propostas da AHRESP para mitigar os danos do contexto económico difícil nas empresas do canal HORECA.

PUB

Mais Artigos

Cuidar de quem cuida de nós

Cuidar de quem cuida de nós

Foi com esse espírito que a AHRESP desafiou a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) a estabelecer um protocolo de cooperação. O objetivo é, com planeamento, garantir que, nas situações mais críticas — incêndios florestais, catástrofes naturais ou acidentes de grande...