TSF – “Negócios em Português” | Ana Jacinto explica as medidas que a AHRESP propõe para o Orçamento do Estado 2024

Out 7, 2023

A poucos dias da apresentação do Orçamento do Estado, a AHRESP definiu 21 medidas, divididas em três eixos estratégicos, que gostava de ver contempladas para dinamizar o setor. Oiça em detalhe as propostas da associação na entrevista da TSF à secretária-geral, Ana Jacinto
Com o Orçamento do Estado para 2024 à porta, a AHRESP definiu 21 medidas que gostava de ver contempladas para dinamizar a atividade do turismo, em particular os setores que representa: alojamento turístico, restauração e similares.
Os desafios acumulam-se desde a pandemia, agravados com o aumento do custo de vida, juros altos e uma inflação alimentar ainda a níveis muito elevados, apesar dos impactos nos proveitos pelo crescimento expressivo da atividade turística num país com milhares de empresas a revelar estruturas financeiras frágeis e sobre endividadas.
A esta conjuntura, junta-se o problema da falta de mão de obra qualificada para trabalhar na restauração e alojamento, motivos que levam a associação l a elaborar uma nova proposta assente nos eixos da ‘Fiscalidade’, da ‘Capitalização das Empresas’ e do ‘Apoio ao Investimento’, com propostas concretas que contemplam, entre outras, a aplicação temporária do IVA à taxa reduzida nos serviços de alimentação e bebidas e a redução da TSU paga pelas empresas pelos rendimentos de trabalho dos seus colaboradores.

PUB

Mais Artigos

Cuidar de quem cuida de nós

Cuidar de quem cuida de nós

Foi com esse espírito que a AHRESP desafiou a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) a estabelecer um protocolo de cooperação. O objetivo é, com planeamento, garantir que, nas situações mais críticas — incêndios florestais, catástrofes naturais ou acidentes de grande...