TURISMO DE PORTUGAL | Luís Araújo deixa presidência e Carlos Abade assume cargo a 20 de junho

Jun 5, 2023

Revelação foi feita por Luís Araújo na gala da 7.ª edição dos Prémios AHRESP, em Lisboa, onde o presidente do Turismo de Portugal foi distinguido com o Prémio Excelência. Carlos Abade, atual vogal do Conselho Diretivo da entidade, vai ser o novo presidente a partir de 20 de junho

Luís Araújo vai deixar o cargo de presidente do Turismo de Portugal (TP), passando o testemunho a Carlos Abade, atual vogal do Conselho Diretivo da entidade, que assumirá a liderança do TP no dia 20 de junho.

O anúncio foi feito por Luís Araújo na passada sexta-feira, durante a gala da 7.ª edição dos Prémios AHRESP, no Pátio da Galé, em Lisboa, onde o presidente do TP foi distinguido com o Prémio Excelência.

Carlos Abade, que sucede a Luís Araújo na presidência do Turismo de Portugal

Luís Araújo fez vários agradecimentos no palco dos Prémios AHRESP, elogiando a interação com a associação: “Agradeço à Ana Jacinto, ao Carlos (Moura), ao comendador (Mário Pereira Gonçalves), por este prémio, mas principalmente pela parceria e franqueza com que sempre discutimos os assuntos e avançámos. Porque é disso que se trata, de avançar”, afirmou Luís Araújo, despedindo-se com emoção: “Eu não sou nada, nunca serei nada, mas sei que em cada pessoa do Turismo de Portugal existem todos os sonhos do mundo, esta é a verdade.”

Em comunicado, o ministério da Economia e do Mar revelou que Luís Araújo pediu a demissão “por razões pessoais”. Na mesma nota oficial, o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva elogiou a “dedicação” e o “empenho” levado a cabo por Luís Araújo desde que assumiu a presidência em 2016: “Reconheço o trabalho desempenhado pelos membros cessantes do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, cuja dedicação e empenho credibilizam as instituições públicas, tendo prestado um serviço público ao setor do turismo e à economia nacional, e deixo uma palavra de otimismo e confiança aos novos membros, que irão assumir funções em breve”.

Além de Luís Araújo, que deixa a presidência dia 19 de junho, também cessou funções, no passado dia 22 de maio, o vogal do Conselho Diretivo do TP, Filipe Silva, por ter terminado a respetiva designação em comissão de serviço. Já Teresa Monteiro mantém-se como vice-presidente do TP. Lídia Monteiro, até agora diretora coordenadora da Direção de Apoio à Venda, e Catarina Paiva, atualmente diretora do ISEG Executive Education, vão ser as vogais do novo Conselho Diretivo.

Veja o vídeo dedicado a Luís Araújo, exibido nos Prémios AHRESP 2023, onde foi distinguido com o Prémio Excelência

PUB

Mais Artigos