Turismo do Centro: criatividade e sustentabilidade no Dia Mundial do Turismo

Set 23, 2022

O Turismo Centro de Portugal vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de setembro, com uma série de iniciativas na região. O foco estará na criatividade, de braço dado com a sustentabilidade.

A Organização Mundial do Turismo escolheu “Repensar o Turismo” como tema deste ano do Dia Mundial do Turismo. Com este mote, pretende “colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar e reunir todos, desde governos e empresas até comunidades locais, em torno de uma visão partilhada para um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente”.

Neste contexto, o Turismo Centro de Portugal vai mostrar nos próximos dias que a criatividade está intimamente ligada com a sustentabilidade dos territórios.

“Repensar o Turismo é pôr a criatividade ao serviço das populações. É fundamental que todos os agentes da atividade turística, em conjunto, assumam que o Turismo de nada serve se não contribuem para a melhoria da qualidade da vida das populações e tornem assim esta atividade ainda mais aliciante e geradora de desenvolvimento” | Pedro Machado (Presidente do Turismo Centro de Portugal)

Como principais iniciativas a realizar nos próximos dias tem como alvo a promoção dos cinco destinos da região Centro de Portugal que integram a Rede das Cidades Criativas da UNESCO – uma rede exclusiva, que distingue as melhores práticas criativas e que reconhece a importância da criatividade para tornar nossas vidas mais completas, a saber:

    • visita de jornalistas e blogueiros aos cinco Cidades Criativas do Centro de Portugal: Caldas da Rainha (Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares), Óbidos (Cidade Criativa da Literatura), Covilhã (Cidade Criativa do Design) e Idanha-a-Nova e Leiria (ambas Cidades Criativas da Música).
    • será lançado durante a semana em que se comemora o Dia Mundial do Turismo o Guia “Cidades Criativas do Centro de Portugal”, que será distribuído por um jornal nacional, tem como eixo central a promoção dos cinco destinos criativos;
    • co-criação do “Manifesto para o Turismo Sustentável do Centro de Portugal”, que se assume como uma declaração formal que transmite as intenções, a visão e as ações que o Turismo do Centro de Portugal quer ver aplicadas no território.
    • A entidade vai participar na VI Cimeira do Turismo Português, organizada pela Confederação do Turismo de Portugal, com o tema “O Turismo e o Novo Mundo”.

Fonte: BeiraNews

PUB

Mais Artigos