Integrada no Programa Empresas Turismo 360º, foi anunciada uma linha de financiamento, no valor global de 50 milhões de euros, para apoiar investimentos na área da sustentabilidade de empresas das áreas do turismo. Trata-se de uma linha de crédito com garantia mútua que garante um apoio máximo por operação de 500 mil euros.
O novo mecanismo de financiamento prevê a atribuição de um prémio de desempenho, contemplando um orçamento específico de 20 milhões de euros para os territórios de baixa densidade e um orçamento de 30 milhões de euros para projetos promovidos fora daqueles territórios.
Os prémios traduzem-se na conversão a fundo perdido de uma parte do financiamento, em função do cumprimento de objetivos relacionados, nomeadamente, com a redução de consumos, com a utilização de fontes de energia renovável ou com a gestão mais eficiente dos resíduos. Deste modo, as empresas localizadas nos territórios de baixa densidade podem beneficiar de um prémio de desempenho de 20% e as empresas localizadas fora desses territórios usufruirão de um prémio de desempenho de 10%.
Prevendo-se a operacionalização desta linha no mês de junho, a AHRESP divulgará todas as características e condições de acesso à mesma assim que seja publicada toda a informação detalhada.