UNIVERSIDADE EUROPEIA | Ana Jacinto explica os desafios de organização de um evento com a magnitude do Congresso AHRESP

Dez 9, 2024

No âmbito da pós-graduação de Imagem, Protocolo e Organização de Eventos, a Universidade Europeia juntou Ana Jacinto e Pedro Foles para falarem de MARKETING & EVENTOS com os alunos. A secretária-geral da AHRESP explicou que o CONGRESSO AHRESP é o evento mais desafiante dos muitos que preenchem o calendário anual da associação

A mesa-redonda foi moderada por Carla Cachola, Coordenadora da Pós-Graduação de Imagem, Protocolo e Organização de Eventos, e o mote do debate foi a relação entre Marketing & Eventos e a cumplicidade que existe entre ambos. Pedro Foles, Diretor de Marketing da Adega Mayor, expôs a complexidade dos eventos que organiza no Grupo Nabeiro e Ana Jacinto elegeu o Congresso AHRESP como o mais emblemático evento organizado pela associação, com vários desafios, dimensão e características únicas.

Apesar da agenda AHRESP estar preenchida com múltiplos eventos anuais, a secretária-geral da associação apontou, como exemplo, o último Congresso Nacional da AHRESP, realizado a 11 e 12 de outubro, em Aveiro: “Envolveu mais de 1600 participantes, e foi um grande desafio.” Necessariamente, teve de atender às expectativas de um tecido empresarial muito diverso, dado que a AHRESP representa oito setores de atividade distintos, com maturidades, com necessidades e com posicionamentos diferentes,  o que, nunca podemos descurar. E, quando fazemos um Congresso, essa preocupação atravessa toda a organização e comunicação do evento”, sublinha a secretária-geral da AHRESP.

“Também não podemos deixar de apostar em oradores atrativos e de proporcionar experiências mais imersivas e cada vez mais envolventes.” Cita o exemplo da sessão “RESTAURANTE AO VIVO”, que juntou no palco do Congresso AHRESP 2024 produtores agrícolas, padeiros, cozinheiros, pasteleiros e mestres chocolateiros. As entrevistas a um universo de nomes da fileira da gastronomia decorreram ao mesmo tempo que, ao vivo, eram confecionados pratos e iguarias que, e em seguida, degustados pelos participantes no Congresso. Paralelamente, havia artistas que pintavam e tocavam música, aliando a cultura à experiência gastronómica e tornando esta sessão um momento inédito na história dos congressos feitos em Portugal.

 

“Foi uma sessão que marcou a memória dos congressistas e que, creio, o irá fazer por algum tempo. E este é o tempero de um bom evento: aquele que cria memória, que impacta e surpreende quem nele participa. É  isso que pretendemos“, esclarece Ana Jacinto.

A secretária-geral considera que, este ano, foi dado mais um importante passo na organização deste evento, em harmonia com o posicionamento da AHRESP, uma associação prestes a comemorar 130 anos, mas capaz de responder aos desafios mais exigentes sem tirar os olhos do futuro.

#AHRESPhárespostasparaofuturo, o claim do recente rebranding da marca AHRESP, contém em si a essência de que qualquer empresário dos setores da Restauração e do Alojamento Turístico encontra respostas na associação.

PUB

Mais Artigos