“Destacar o melhor da gastronomia portuguesa” foi o mote do chef Vítor Sobral para criar a ementa da despedida do Papa Francisco após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O vice-presidente da AHRESP foi convidado a cozinhar para o Sumo Pontífice, que saboreou produtos de excelência a bordo do avião da TAP ‘Gonçalo Velho Cabral’ no regresso a Itália.
Após seis dias de celebrações da JMJ, no voo entre Lisboa e Roma o menu servido começou com uma entrada de “Presunto bísaro, queijo Serra da Estrela e compota de figo”. O prato principal tinha duas opções: “Cherne dourado com creme de tomate assado e batata-doce” ou “Vitela estufada em vinho do Porto, puré de nabo, amêndoa e alecrim”. Para sobremesa, o chef Vítor Sobral escolheu “Torta de laranja, creme de pistácios e pera rocha assada”.
O leque de bebidas incluiu vários vinhos: Marquesa de Alorna Grande Reserva Branco, da Quinta da Alorna; tinto Dolium Reserva by Paulo Laureano, de 2014; rosé Quinta de São Sebastião Dona Aninhas Reserva. Houve também um espumante Aliança Grande Reserva Brut Nature de 2018 e, para finalizar a refeição as escolhas foram Porto Graham’s Single Harvest, de 1974, e aguardente vínica de vinho verde Ferreirinha Aguardente Velha.
Em declarações à TAP, o chef Vítor Sobral afirmou que “a grande preocupação foi dar a conhecer aquilo que é a matriz da cozinha portuguesa e a matriz da nossa cultura à mesa”.
Na respostas aos jornalistas durante o voo, o Papa Francisco considerou a JMJ de Lisboa como “a mais bem organizada” em que já participou. O Sumo Pontífice revelou-se impressionado “com a presença de mais de 1,4 milhões de pessoas no Parque Tejo”.
Esta foi a segunda vez que o chef Vítor Sobral foi escolhido para elaborar uma ementa para o Papa Francisco. O primeiro convite aconteceu em 2017, quando o chefe da igreja católica visitou pela primeira vez o Santuário de Fátima.